APROVADOS PROJETOS DO EXECUTIVO


                             Dois projetos do executivo e diversos requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 001 autoriza a prefeitura a criar o cargo de agente de limpeza pública. As contratações serão feitas através de concurso público. O 002 autoriza a prefeitura a incorporar ao orçamento de 2007 uma receita superior a R$ 6 milhões. São recursos oriundos do saldo financeiro do exercício de 2006.


             Através de requerimentos a vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, reivindicou reformas interna e externa, bem como a ampliação da parte frontal, da Casa Mortuária Cristo Ressuscitado. Pediu melhorias no posto de saúde do bairro Vila Nova, principalmente ampliação do espaço físico, construção de abrigos para os usuários que aguardam atendimento, além da transformação do atendimento em equipe Saúde da Família. Reivindicou ainda a abertura da rua Tenente Camargo, a partir da rua Peru, em direção do parque industrial Ulderico Sabadin.


            Elenir solicitou uma série de obras de melhorias no Cemitério Municipal, como a ampliação vertical dos muros, construção de um portal na entrada principal, colocação de mais dois portões laterais, ampliação da capela interna e a destinação de um local para a colocação dos restos mortais dos padres sepultados neste cemitério e um super poste de iluminação público, visando inibir a ação de vândalos. Também sugeriu a construção de uma ponte sobre o rio Lonqueador, na rua Ponta Grossa, abertura da rua Xerém, abertura e pavimentação de trecho da rua Uruguai.


            O vereador Irineu Miller, PT, requereu informações sobre agendas distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde, principalmente o meio utilizado para a aquisição e a fonte pagadora. Reivindicou ações da prefeitura para resolver os problemas das cheias no rio Três Pioneiros, no bairro Pinheirão, e no córrego que atravessa o bairro São Miguel. Sugeriu ao executivo que denomine o ginásio de esportes do Colégio João Paulo II, na Cidade Norte, de Ginásio Nadir Borghesan. Também pediu a expansão do transporte coletivo no bairro São Cristóvão, o transporte de alunos daquele bairro até o Industrial e sinalização de travessia de pedestres na rua Antonio Carneiro Neto.


            Anizio Cezar Pereira, sem partido, reivindicou o cumprimento da lei municipal que determina a colocação de placas indicativas sobre a proibição da permanência de animais, especialmente nos parques públicos utilizados para caminhadas. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, solicitou a implantação de iluminação pública e asfaltamento em trechos das ruas Marechal Hermes da Fonseca, São Francisco de Assis e José Bonifácio, todas localizadas no bairro São Miguel.


             O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, pediu a colocação de uma proteção com defensa metálica na rua Tocantins, esquina com a Tabajara, no bairro São Francisco. Adair Machado, PSDB, solicitou a construção de calçamento com pedras irregulares nas ruas Reinaldo Sass, Luiz Sabadin e França, todas no bairro Miniguaçu.


 


                                     PRÓXIMA SESSÃO SERÁ NO DIA 26 


 


      Em função do feriado de Carnaval, a Câmara de Vereadores de Beltrão não terá sessões ordinárias na próxima semana. O presidente Ivanir Tupi Prolo, agendou a próxima reunião para o dia 26 de fevereiro, às 18 horas. Serão votados dois projetos do executivo. Um autoriza a abertura de crédito adicional no orçamento de 2007, beneficiando a secretaria municipal de Educação. O outro autoriza a prefeitura a conceder auxílio financeiro mensal de R$ 17.325,00 para o Tecxel, período de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008. Em 2006 o Tecxel já recebeu auxílio financeiro do município com o mesmo valor mensal. Também serão votados seis requerimentos, apresentados pelos vereadores Irineu Miller, PT, Atanázia Hellmann Pedron, PP, Ivanir Tupi Prolo, PP, e Adair Machado, PSDB.