APROVADOS PROJETOS E REQUERIMENTOS

           Três projetos do executivo e treze requerimentos foram aprovados por unanimidade nas duas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Um dos projetos autoriza a abertura de crédito adicional no orçamento de 2007, beneficiando a secretaria municipal de Educação. Outro autoriza a prefeitura a conceder auxílio financeiro mensal de R$ 17.325,00 para o Tecxel, período de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008. Em 2006 o Tecxel já recebeu auxílio financeiro do município com o mesmo valor mensal.


             Também foi aprovado o projeto que altera a denominação do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, do bairro Cristo Rei, para Centro Municipal de Educação Infantil professora Ivanir de Albuquerque. Esta iniciativa do executivo atende sugestão apresentada no ano passado pela vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. Inclusive a iniciativa conta com o aval da Secretaria Estadual de Educação.


              Através de Requerimento o vereador Irineu Miller, PT, solicitou informações da prefeitura sobre a possibilidade de reabrir a escola municipal e implantar um creche no bairro São Cristóvão. Atanázia Hellmann Pedron, PP, pediu envio de ofício à direção do Colégio Nossa Senhora da Glória parabenizando pelos 55 anos de atuação no município. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, requereu informações do executivo sobre a construção de calçamento com pedras irregulares em pontos críticos, ou seja, nas subidas das estradas do interior do município. Tupi quer saber quando serão realizadas as obras e quais os trechos serão contemplados. Ele também reivindicou a implantação de iluminação pública na Vila Rural Gralha Azul.


            O vereador Adair Machado, PSDB, apresentou três requerimentos. Segundo ele, são reivindicações já apresentadas em anos anteriores mas, como não foram atendidas até o momento, voltou a cobrar do executivo a realização das obras. Machado quer agilização dos projetos de construção e reforma da escola municipal Pedro Algeri, reformas na praça do bairro Vila Nova e se há projeto para reforma ou compactação do calçamento que dá acesso às comunidades da Linha São Paulo e Seção Jacaré. A vereadora Inez de Oliveira Santos, PDSDB, solicitou informações da Caixa Econômica Federal sobre a desativação da casa lotérica que funcionava na Cidade Norte. Também reivindicou a pintura de faixa de estacionamento em frente ao módulo policial e Instituto de Criminalística, na Cidade Norte.


            Os demais requerimentos aprovados são da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. Ela sugeriu ao executivo a colocação de lama asfáltica nas ruas que circundam o colégio Mário de Andrade. Construção de passeio público nas ruas Bolívia, Antonio Marcelo e Marília, próximo do Mário de Andrade e da escola Bom Pastor. Instalação de um semáforo na rua Marília, cruzamento com a PR 180, próximo da 30ª Ciretran. Canalização das águas e alargamento da rua Buenos Aires, além de recapeamento asfáltico na rua Uruguai. Elenir também sugeriu à Sanepar que assuma o controle do abastecimento de água na Vila Rural Água Viva, de Nova Concórdia.


             A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 5 de março. Serão votadas as seguintes matérias: projeto do executivo que trata da abertura de crédito adicional no orçamento vigente e Anteprojeto de Decreto Legislativo que acolhe parecer do Tribunal de Contas do Paraná sobre as contas do executivo referentes ao exercício de 2002. Também serão votados dois requerimentos, apresentados pelos vereadores Ivanir Tupi Prolo e Adair Machado.