Vereadores pedem melhorias no trânsito da cidade

Implantação de novas faixas elevadas e mudança no sentido de ruas foram matérias apresentadas na câmara municipal nesta semana. O maior volume de proposições dos vereadores na primeira sessão ordinária, terça-feira, após o recesso legislativo, teve essa motivação, abordando melhorias em diversos bairros da cidade.

O vereador Dazio Zanatta (PSDB) apresentou indicação ao executivo, solicitando melhorias na sinalização de trânsito na praça do bairro São Miguel, como a colocação de placas indicativas, pintura e construção de duas faixas elevadas. Em outra matéria, Zanatta pediu a realização de estudos para a implantação de faixa elevada no cruzamento das ruas Santa Catarina, com a avenida Getúlio Vargas, no Bairro São Miguel. Para o bairro Pinheirinho, Zanatta reivindicou a pavimentação da rua Rezende. O mesmo vereador apresentou sugestão de instalação de guard rail na curva que dá acesso à comunidade de Santo Isidoro, no asfalto do Km 20.

O vereador Celso Antunes (PSDB) solicitou ao executivo municipal a implantação de sentido único nas ruas Tupiniquim e Tocantins, localizadas no Bairro São Francisco. Em outra indicação, Antunes propõe que o executivo construa uma faixa elevada na rua José do Patrocínio, no bairro Novo Mundo, nas proximidades da Mercearia Estrela Guia. Para o bairro Novo Mundo, o vereador Celso Antunes solicitou ao executivo municipal a abertura do prolongamento da rua Marechal Hermes da Fonseca, ligando a Rua Humberto Campos e Eça de Queirós. Por fim, Celso Antunes defendeu que o executivo beltronense providencie a instalação de superpostes no prolongamento da Av. Atílio Fontana, até a empresa Sadia, dando mais segurança às pessoas que trafegam pelo local.

Jocemar Madruga (PT), solicitou melhorias na rua São Judas Tadeu, nas proximidades da residência de Arno Markendorf, no bairro Guanabara, com abertura de bueiros e reforma nas calçadas, bem como pavimentação asfáltica.

Canalização do Urutago

O vereador Madruga indicou ao executivo que seja feita a limpeza e canalização do Rio Urutago nas proximidades da Rua Alameda, Uirapuru e avenida União da Vitória.

Rádio on-line

Jocemar Madruga apresentou indicação à mesa diretora da câmara, propondo estudos visando a implantação de uma rádio on-line para transmitir as sessões da câmara. Segundo ele, tal ferramenta pode ser disponibilizada no site da câmara, facilitando para que a população possa acompanhar os trabalhos do legislativo. “Queremos que um maior número de pessoas tenha acesso aos trabalhos do legislativo beltronense e com a rádio on line possibilitaremos o acesso às sessões a todos os cidadãos de qualquer lugar em que haja um computador conectado à internet”, enfatizou Madruga, que usou a tribuna da câmara para defender sua proposta.

Cidade Mirim

O vereador Ivo Santos (PSC), apresentou documento no legislativo municipal com a intenção de que o executivo municipal desenvolva estudos junto aos setores competentes para implantar projeto pedagógico criando a cidade mirim em Francisco Beltrão, a exemplo de iniciativa desenvolvida pelo Colégio Opet, em Curitiba.

Vereadores solicitam atenção às estradas

Matérias de dois vereadores foram apresentadas na sessão da câmara municipal de terça-feira, dia 15, relacionadas às estradas. O vereador Jocemar Madruga (PT) apresentou requerimento solicitando na maior brevidade possível a realização de audiência pública com a secretaria do interior e agricultores do município sobre as estradas do interior. Na opinião do vereador, algumas estradas estão necessitando de atenção urgente.

Também o vereador Celso Antunes (PSDB) mostrou preocupação com o assunto e apresentou indicação ao executivo municipal solicitando melhorias em estradas que dão acesso às propriedades, principalmente aquelas que são utilizadas para o transporte de leite no assentamento Missões. Antunes pediu também que a administração municipal proceda a construção de rede de água no Assentamento Missões.

Celso Antunes indicou ao executivo municipal o cascalhamento da estrada que dá acesso à propriedade de Jorge Rodrigues da Silva, na Linha União, no Assentamento Missões.