INICIADO PERÍODO DE SESSÕES ORDINÁRIAS

       Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão estão sendo realizados de forma normal desde o início de janeiro, mas o período de Sessões Ordinárias começou oficialmente nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. A reunião teve a presença de todos os vereadores e do prefeito Cantelmo Neto, PMDB, obedecendo o que determina a Lei Orgânica. O plenário também ficou lotado, especialmente com servidores municipais que compareceram para acompanhar o pronunciamento do prefeito.

       Neto apresentou o balanço financeiro do ano passado, quando confirmou que recebeu a prefeitura com saldo financeiro de R$ 6.734.555,91 em 31 de dezembro de 2012. Também fez um relato sobre as dívidas do município de curto e longo prazos. Citou ainda que neste ano vai administrar um orçamento que ultrapassa R$ 165 milhões e é 10,60% superior ao de 2012. Também confirmou que o planejamento da administração, bem como a montagem da equipe ainda estão em andamento.

       Outra informação importante repassada pelo prefeito Neto é que alguns contratos de obras licitadas no ano passado podem ser suspensos, nos casos onde a ordem de serviço ainda não tinha sido emitida, mas não detalhou quais obras serão atingidas pela medida. Na questão da saúde, o prefeito procurou esclarecer a questão dos atendimentos pelo SUS, Sistema Único de Saúde, feitos através do Hospital São Francisco. Neto também citou que a administração municipal sempre buscará um relacionamento de harmonia com o Legislativo.

       No final da sessão usaram a Tribuna os vereadores Ivanir Tupi Prolo, PP, Cleber Fontana, PSDB, Aires Tomazoni, PMDB, Elenir Maciel, PP, José Adair Brizola, PSL, e Paulo Grohs, PSDB. Todos agradeceram a presença do prefeito e também se comprometeram a realizar um trabalho em prol do município, independente de grupo de Situação ou Oposição. Também manifestaram o bom relacionamento entre os dois poderes e que tudo será feito pela manutenção desta harmonia. 


                                                                                                                  REQUERIMENTOS


 

       Na sessão de terça-feira, dia 19, os vereadores aprovaram nove requerimentos. Um deles, da Mesa Diretora, trata da realização de Sessões Ordinárias nos bairros e comunidades do interior do município. No decorrer de 2013 acontecerão nove sessões, sendo cinco no interior e quatro na cidade. Serão sempre na última segunda-feira do mês.  A matéria determina as seguintes datas e localidades para a realização destas sessões: 25 de março, KM 20; 29 de abril, Cidade Norte; 27 de maio, Seção Jacaré; 24 de junho, bairro Cristo Rei; 26 de agosto, Nova Concórdia; 30 de setembro, bairro Industrial; 21 de outubro, Assentamento Missões; 25 de novembro, bairro Vila Nova; 9 de dezembro, Jacutinga.

       O vereador Alfonso Bruzamarello, PTB, requereu do executivo a realização de estudos para a construção de uma capela mortuária na região Sul da cidade, para atender os bairros Industrial, São Cristóvão, Água Branca, Vila Nova, Centro, Linha Macagnan e demais comunidades próximas. Paulo Grohs, PSDB, requereu a entrega de uma placa em homenagem ao Tenente Coronel Aviador Carlos Alberto Panza Santos, que foi o primeiro beltronense formado aviador pela Academia da Força Aérea Brasileira. Sugeriu que a homenagem seja prestada durante a Expofeira Mulher, que acontecerá de 14 a 17 de março. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, pediu a implantação de unidades de saúde da família nas comunidades de Jacutinga e KM 20.

       Elenir Maciel, PP, pediu alteração no sentido de tráfego na rua Barra mansa, trecho entre as ruas Teresópolis e São Cristóvão, no bairro Pinheirinho. A reivindicação foi apresentada pelos moradores, através de abaixo-assinado. Trata-se de uma medida de segurança no trânsito. Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, requereu a colocação de uma lombada eletrônica na avenida União da Vitória, próximo da Unisep. Também sugeriu que os radares eletrônicos instalados na cidade sejam substituídos por lombadas eletrônicas. Aires Tomazoni, PMDB, reivindicou a construção de uma escola municipal no bairro Industrial.

       O vereador Roberson Fiera, PT, pediu que o Departamento de Vigilância em Saúde averigue o sistema de esgoto sanitário da edificação 2548, no bairro Pinheirinho. Segundo ele, o esgoto do prédio está sendo despejado na galeria fluvial, o que é proibido. Também pediu envio de ofício para a Unipar, campus de Beltrão, parabenizando pelo projeto Farmácia da Partilha, desenvolvido em parceria com a Diocese de Francisco Beltrão e Palmas. Também sugeriu que a direção da universidade seja convidada a comparecer na Câmara para fazer uma explanação sobre a iniciativa.


 

       Os vereadores também apresentaram várias reivindicações através de Indicações. Ivanir Tupi Prolo, PP, apresentou os seguintes pedidos: realização de Sessões Ordinárias fora do recinto da Câmara, ou seja, nos bairros e comunidades do interior do município; melhorias nas estradas da comunidade de São Bráz, especialmente no acesso às propriedades dos agricultores Santo Conte e Ademir Conte; construção de uma ponte no Rio Serrinho, entre as propriedades de Jailto Biguelini e Elias Pires; e incentivo do executivo para que proprietários de terrenos baldios do centro da cidade façam a limpeza e cascalhamento para que os mesmos sejam utilizados como estacionamento.

       O vereador Paulo Grohs, PSDB, apresentou as seguintes reivindicações: cascalhamento de um trecho de 200 metros na estrada que dá acesso à propriedade de Jair Moreira, na Linha Jandira; colocação de placas indicativas nas estradas rurais do município, informando o nome e acesso para as comunidades rurais; colocação de placas indicativas  nas esquinas de todas as ruas da cidade, citando o nome da rua e o bairro; além da abertura de bueiros e levantamento do meio fio na rua Nossa Senhora da Glória, no bairro Cango.

       Outras Indicações foram de autoria do vereador Roberson Fiera, PT, com as seguintes sugestões: implantação de mão única e readequação do estacionamento na rua Nossa Senhora da Glória; instalação de semáforo ou rotatória na esquina da avenida General Osório com a rua Governador Parigot de Souza, em frente a Cresol; limpeza do Córrego Três Pioneiros, na divisa entre os bairros Pinheirinho e Pinheirão, nas margens da avenida Guaratinguetá; conclusão do calçamento, com a colocação de pó de pedra, e instalação de galerias fluviais na avenida Guaratinguetá; colocação de semáforo na avenida Atílio Fontana, esquina com a rua Gramados, no acesso ao bairro Jardim Floresta; construção de um Centro de Educação Infantil no bairro Pinheirão.

       O vereador Valmir Dile Tonello, PMN, pediu que o horário de atendimento dos Centros de Educação Infantil seja ampliado para o período noturno. O vereador José Adair Brizola, PSL, sugeriu que a prefeitura doe um lote na Cidade Norte para a instalação da Associação da Polícia Militar da microrregião de Francisco Beltrão. Inclusive sugeriu um terreno que não está sendo utilizado. A vereadora Maria de LOourdes Pazzini, PMDB, pediu que a prefeitura substitua a lombada existente na avenida Atílio Fontana, na esquina com a rua Lages, por rotatória ou lombada eletrônica, instalação de redutores de velocidade no Km 20, especialmente em frente a igreja e a residência de Carlos Versa, e realização de limpeza na rua Ardelino Martini, do início da rua até a Associação Sadia.

                                                                                                                                   INDICAÇÕES

%d blogueiros gostam disto: