Ivo Santos participa de reunião com associados da Aspar na Expobel 2010

Em meio a expectativa das mais de 27 mil pessoas que compareceram ao parque de exposições Jaime Canet Junior para acompanhar o show da dupla Maria Cecília e Rodolfo, os associados da Aspar (Associação dos Apicultores do Sudoeste do Paraná) se reuniram com autoridades municipais, entre os convidados estavam o prefeito Wilmar Reichembach, o vice Antonio Bonetti, o presidente da Câmara Ivo Santos e a Secretária de Agricultura Denise Adamchuk. A reunião aconteceu na sede da Aspar que é o mesmo pavilhão em que a associação expõe os seus produtos na Expobel 2010 e fica localizado próximo ao pavilhão de pequenos animais.

Hoje a Aspar possui cerca de 90 associados, um deles é Pedro Rizzo que trabalha como mecânico e nas horas vagas cuida das suas 60 caixas de abelhas que não estão localizadas somente em Francisco Beltrão, mas também em outras cidades do sudoeste. “Durante a semana trabalho como mecânico, mas nas outras horas sou Apicultor” disse Pedro. Segundo ele hoje a Apicultura só é exercida por quem gosta da profissão, pois a valorização do mel é muito baixa. “O quilo do mel deveria ser vendido a R$ 12,00, pela dificuldade que é para produzir, mas é vendido a R$ 7,00 ou R$ 8,00” destacou Pedro Rizzo.

Associação e Cooperativa

Para o presidente da Associação Oneide De Bastiani, existe a idéia de unificar a Aspar e a Cooperativa de Apicultores do Sudoeste para que as duas entidades possam trabalhar com união de forças e proporcionar uma abertura maior na comercialização dos produtos produzidos que vão desde o mel encontrado nas prateleiras dos supermercados até a produção de graspa, licor, adoçante, própolis e favos de mel vendidos em vidros. Todos esses produtos podem ser encontrados no pavilhão da Aspar , na 24ª Expobel, pode-se observar também as máquinas utilizadas pelos Apicultores para a produção dos produtos e extração do mel.