ACADÊMICOS DE MEDICINA VISITAM A CÂMARA

       Nesta semana estiveram na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão quatro acadêmicos do curso de medicina da Unioeste, campus de Beltrão. Foram recebidos pelo vereador Alfonso Bruzamarello, PTB, 1º secretário do legislativo. Vanessa Goto, de Maringá, Jéssica Zardin, de Florianópolis, Renan William, de Apucarana, e Isadora Fillos, de Cascavel, foram obter informações sobre o município, principalmente na área de saúde.

       O vereador Alfonso fez uma explanação sobre o setor de saúde na questão de médicos disponíveis, especialidades, atendimento público de saúde e citou os exemplos da região dos bairros Industrial e São Cristóvão, já que representa toda esta região na Câmara. A Unidade Básica de Saúde atende os moradores do Industrial, São Cristóvão, La Salle, parte do Centro, Água Branca, Rio Quibebe, Loteamento Abdala, Linha Eva e Linha Macagnan.

       Ele explicou que são 32 consultas diárias com clínico geral e pediatra, sendo 16 consultas cada. Também são feitos seis atendimentos diários por odontólogo. Além destes três profissionais, esta unidade de saúde possui uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes de saúde e três agentes de combate a endemias.  A população reivindica atendimentos com ginecologista e com médico especialista na área vascular.

       Porém, conforme Alfonso, a grande luta é pela instalação de um Posto de Saúde da Família, o que trará aumento na estrutura física, atendimentos em mais especialidades e até uma farmácia para a distribuição de medicamentos. Para ele facilitaria o acesso das famílias a estes procedimentos. Alfonso também informou que o deputado federal Nelson Meurer, PP, viabilizou R$ 400 mil dos governos federal e estadual para serem investidos na biblioteca do curso de medicina. Ele também elogiou a iniciativa destes acadêmicos que, quando formados, estão dispostos a permanecer trabalhando em Beltrão e outros municípios da região.

%d blogueiros gostam disto: