Sessões pós-carnaval são marcadas pela aprovação de projetos e requerimentos

As sessões de segunda e terça-feira, 06 e 07, respectivamente, foram movimentadas na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Em pauta, a discussão de dois projetos de lei. O primeiro consiste na inserção da semana municipal de proteção e defesa civil, no calendário de evento da cidade, proposto pela vereadora Elenir Maciel(PP). O projeto foi aprovado, sem emendas, nas duas discussões e votações. O segundo, apresentado pelo vereador Silmar Gallina(PSDB) que institui entidade pública a Associação Beltronense de Tênis de Mesa. O projeto também teve aprovação nos dois dias de sessão.

Os vereadores também discutiram 13 requerimentos, cujos todos foram aprovados e serão encaminhados aos órgãos competentes.

A vereadora Elenir Maciel(PP) solicitou informações sobre a possibilidade de viabilizar junto ao Governo do Estado, através dos deputados estaduais Wilmar Reichembach(PSC) e Ademar Traiano(PSDB) , recursos para a conclusão da obra de pavimentação com pedras irregulares na comunidade Menino Jesus até o Conjunto Beija Flor.

O vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) solicitou providências para a melhoria na qualidade do sinal da telefonia celular em Francisco Beltrão.

A vereadora Fran Schmitz(PSDB) sugere ao Executivo Municipal, a possibilidade, de se fazer um estudo de compilação e consolidação das leis do município.

O vereador Silmar Gallina(PSDB) quer saber sobre as filas de espera para cirurgias eletivas, bem como exames de ressonância magnética.

O vereador Pedro Tufão(DEM) solicita a aplicabilidade das leis municipais 3.941 e 2.873, referentes a limpeza dos lotes baldios e abandonados.

O vereador Dile Tonello(PMN) solicitou a aquisição de uma plantadeira para a Associação de Moradores do Rio Guarapuava, através do deputado estadual Wilmar Reichembach(PSC).

Na sessão desta terça-feira, 07, o vereador Viro de Graauw(PT) sugeriu uma audiência pública, em data a ser definida, para discutir a reforma de previdência.

A vereadora Elenir Maciel(PP) solicitou a construção de uma quadra de esportes na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, na comunidade Rio Tuna, através de recursos federais, do deputado federal Nelson Meurer.

O vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) pediu reparos na escola municipal do Distrito Nova Concórdia.

O vereador Pedro Tufão(DEM) sugere que os atendimento na UPA 24 horas não ultrapassem o período máximo de duas horas.

Os vereadores Aires Tomazoni(PMDB) e Pedro Tufão(DEM) assinaram em conjunto, o requerimento que solicita revitalização do Rio Lonqueador e construção de muros de contenção. No mesmo pedido, sugere que as vias que margeiam o rio sejam transformadas em mão única.

O vereador Pedro Tufão(DEM) pediu prioridade na limpeza da rua Abdul Phollmann, além da retiradas do lixo e alargamento, revitalização e construção de passeios, nesta rua que dá acesso ao cemitério e ao aeroporto municipal.

A vereador Lurdes Pazzini(PMDB) não esteve nas duas sessões ordinárias da semana, pois, segundo informações, estava doente.