Sessão itinerante da Câmara de Vereadores na Expobel

O Poder Legislativo realizou na última terça-feira, 13, a primeira sessão itinerante de 2018, no parque Jayme Canet Junior, como forma de inserir a Câmara de Vereadores na programação oficial da 28ª Expobel. Toda a estrutura do parlamento foi deslocada para o auditório do Centro de Eventos. A sessão começou, pontualmente, às 19h, e teve duração de 1h30, aproximadamente. Na plateia, cerca de 40 pessoas prestigiaram a reunião. Em pauta, dois projetos do legislativo e nove requerimentos. Os dois projetos de lei são da vereadora Elenir Maciel(PP) e consiste na criação da “Semana de Conscientização e Combate à Automedicação”, e o outro, também referente às farmácias, no sentido de disponibilizar e afixar, em local visível, advertindo os riscos da automedicação.

Em relação aos requerimentos, o vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) demonstrou preocupação com a falta de projeto habitacionais, tendo em vista, o número elevado de pessoas que moram em áreas de invasão, no município. Já os vereadores Elenir Maciel(PP) e Dile Tonello(PMN) sugeriram o encaminhamento de um ofício ao deputado Federal Nelson Meurer(PP) para liberação de emenda parlamentar, com o objetivo de adquirir implementos agrícolas para a comunidade Lajeado Grande. O vereador Zé Carlos Kniphoff(PDT) solicitou a possibilidade de antecipar a abertura dos portões das escolas municipais para às 6h50, por medidas de segurança, evitando que os alunos permaneçam na rua.

Na sequência, os vereadores Aires Tomazoni(MDB) e Léo Garcia(PSC) estão requerendo junto ao Detran-PR, que o processo de renovação da habilitação para as pessoas com deficiência seja feito em Francisco Beltrão, com clínicas credenciadas, e não, União da Vitória ou Cascavel como referência. Neste sentido, o vereador Léo Garcia já trouxe a resposta, que tem apoio do deputado Wilmar Reichembach(PSC), e que já existe uma sinalização que isso deverá acontecer nos próximos dias.

Também de autoria do vereador Aires Tomazoni(MDB), mas com a parceria do vereador Evandro Wessler(PPS), está sendo solicitada a recuperação asfáltica da trincheira na PR 483 até a UTFPR, no sentido da comunidade Santa Bárbara, e alargamento da via público, sendo que neste trecho passam, aproximadamente, 1.500 pessoas todos os dias, somando moradores e estudantes do Colégio Agrícola e UTFPR.

O vereador Ademir Walendolff(PRP) está sugerindo ao Executivo Municipal, informações de viabilidade técnica e econômica para a implantação de um projeto chamado “Eficiência Energética”, com intuito de evitar o desperdício de energia e reduzir  a taxa de iluminação pública.

Em conjunto, a mesa diretora da Câmara propôs que seja encaminhado um ofício ao Debetran, para regulamentar o número mínimo de vagas com estacionamento exclusivo para idosos e deficientes, de acordo com aquilo que determina os estatutos das duas classes. A vereadora Lurdes Pazzini(MDB) também solicitou que os serviços de próteses e órteses seja disponibilizados pelo SUS, sem que haja a necessidade de passar por nova consulta no Centro Regional de Especialidades (CRE), para que só depois possa adquirir desses insumos.

Por fim, a vereadora Fran Schmitz(PSDB), subscrito pelos demais vereadores, estão requerendo, junto ao Governo do Estado, dois psicólogos para o Grupo de Apoio Psicológico ao Acadêmico da Unioeste, campus de Francisco Beltrão.

Calendário das sessões itinerantes – às 19h

29 de maio – bairro São Marcos e adjacentes