CÂMARA DEBATEU REGULAMENTAÇÃO DO ESTACIONAMENTO

– 25-04-2007 –

Projetos e Requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 008, que trata da implantação do estacionamento regulamentado, o Faixa Azul, na área central de Beltrão, foi aprovado em primeira votação. O estacionamento será cobrado em trechos das avenidas Julio Assis Cavalheiro e Antonio de Paiva Cantelmo, e das ruas São Paulo, Ponta Grossa, Tenente Camargo e Curitiba, além da Travessa Frei Deodato.

O estacionamento será cobrado de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 12 e das 13:30 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Quem não cumprir a lei será multado com valor de R$ 5,00 para quitação em até 5 dias e R$ 10,00 para pagamento entre o 6º e o 10º dia da aplicação da multa. Para reativar o Faixa Azul a administração municipal realizará concurso público para contratar 30 agentes de trânsito. Somente após esse trâmite o estacionamento regulamentado passa a vigorar. Quando foi analisado em segunda discussão, na terça-feira, dia 24, os vereadores decidiram que apresentarão algumas emendas, com sugestões para alterações na matéria. Com isso, o projeto foi retirado de pauta e voltará a ser debatido na sessão do dia 7 de maio.

O projeto 23 referenda termo aditivo, autorizando a prefeitura a prorrogar até 2.033 o contrato do município com a Sanepar para a exploração do serviço de água e esgoto em Francisco Beltrão. A matéria também determina que a Sanepar repasse 0,8% do seu faturamento no município, com água e esgoto, para o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Essa matéria foi aprovada em redação final. Em primeira votação, por unanimidade, foi aprovado o projeto 007 do Legislativo, do vereador Cleber Fontana, PMDB, que cria o Conselho e o Fundo Municipal de Meio Ambiente, que atuará em questões inerentes ao equilíbrio ecológico e a implantação de ações destinadas a proteção, recuperação e conservação do meio ambiente em Francisco Beltrão.

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES

Através de Requerimentos e Indicações os vereadores apresentaram diversas reivindicações nas sessões desta semana. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, solicitou a construção de passeios públicos, calçamento com pedras irregulares, canalização de águas fluviais e coleta regular de lixo nas ruas Guilherme Lindner, Olívia Tortora, Retorno, Dinarcy Menon e Arthur Nacke.

O vereador Adair Machado, PSDB, pediu readequação e embelezamento das avenidas Porto Alegre, União da Vitória, Atílio Fontana, General Ozório e Luiz Antonio Faedo. Inez de Oliveira Santos, PSDB, solicitou a execução de projeto de alargamento da rua Campo Largo e a instalação de duas faixas elevadas, uma na rua Teresópolis, próximo do mercado Daiomar, no bairro Pinheirinho, e outra na rua Campo Largo, esquina com a rua São Paulo, no bairro Industrial.

O vereador Celmo Salvadori, PP, reivindicou do DER a implantação de um redutor de velocidade na PR 180, na comunidade do Rio Tuna, para coibir excesso de velocidade de motoristas que passam pelo local. Celmo também pediu a perfuração de um poço artesiano na Linha União, para atender cerca de 30 famílias que enfrentam problemas de escassez de água. Ivanir Tupi Prolo, PP, requereu Voto de Pesar pelo falecimento do pioneiro Vicente Salmória, ocorrido no dia 3 de abril. Cleber Fontana, PMDB, quer o alargamento da rua do Seminário, no trecho da rua Caracas até o Contorno Leste.

WESSLER DEVE ASSUMIR AGRICULTURA

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão deve sofrer alteração na próxima semana. O vereador Irineu Wessler, PPS, vice-presidente do Legislativio, recebeu convite do prefeito Vilmar Cordasso, PP, para assumir a função de secretário municipal de Agricultura. A pasta era ocupada por Adriana Salvadori, que desenvolveu a função até o final de março. Como Adriana é irmã do vereador Calmo Salvadori, PP, quando Celmo assumiu a sua cadeira no Legislativo ela deixou o cargo, que está vago há um mês.

Com a saída de Wessler, retornará para o legislativo a suplente Atanázia Hellmann Pedron, PP. Inclusive nesta legislatura ela permaneceu na Câmara até o final março, quando Celmo Salvadori assumiu o seu mandato. Agora ela terá nova oportunidade. Irineu Wessler deve se despedir do Legislativo na sessão de segunda-feira, dia 30 de abril. Atanázia voltará para a Câmara na sessão do dia 7 de maio.

PAUTA DE SEGUNDA-FEIRA

A próxima Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão será segunda-feira, dia 30 de abril, às 18 horas. Dois projetos serão votados em redação final. O 24, do executivo, trata de alteração da lei municipal do HABITABEM, e o 007, do Legislativo, do vereador Cleber Fontana, PMDB, que cria o Conselho e o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Também será votado requerimento do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, que parabeniza o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado pelas comemorações e passagem do Dia do Exército, em 19 de abril.