VOTAÇÃO DA LEI ANTI NEPOTISMO FICOU PARA JULHO

– 04-04-2007 –

Foram movimentadas as duas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Foram debatidos e votados dois projetos e dois requerimentos. Um dos projetos é do legislativo, do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, que recebeu aprovação por unanimidade. Declara de Utilidade Pública a Associação Comunidade Milagre Eucarístico, que coordena as atividades da Casa Mais Vida.

O outro projeto analisado é do executivo e disciplina a nomeação de agentes públicos para ocupação de cargos em comissão no âmbito do poder executivo, o chamado projeto anti nepotismo. inicialmente foi votada uma emenda apresentada pelos vereadores Irineu Miller, PT, e Cleber Fontana, PMDB, que estendia a medida para o Poder Legislativo. A emenda foi rejeitada. Votaram a favor somente os autores.

Na sessão de segunda-feira, depois de uma ampla discussão, o projeto foi aprovado por cinco votos favoráveis e quatro contrários. Inclusive o presidente Ivanir Tupi Prolo, PP, precisou votar para desempatar. Seu voto foi favorável. Também votaram a favor os vereadores Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, Anízio Cezar Pereira, sem partido, Cleber Fontana, PMDB, e Irineu Miller, PT. O projeto recebeu votos contrários dos vereadores Adair Machado, PSDB, Celmo Salvadori, PP, Elenir de Souza Maciel, PP, e Inez de Oliveira Santos, PSDB. O vereador Irineu Wessler, PPS, não participou desta sessão, pois estava em viagem para Brasília.

Porém, na sessão de terça-feira houve uma reviravolta quando o projeto entrou em pauta para votação em redação final. O vereador Celmo Salvadori, PP, pediu a retirada por 90 dias, para melhor estudo. Por 6 a 3 o pedido foi aprovado e esse projeto só volta para a pauta daqui a três meses. Votaram contra a retirada Anízio Cezar pereira, Irineu Miller e Cleber Fontana. Quando a matéria tramitou na segunda-feira o vereador Adair Machado, PSDB, tinha pedido a retirada, mas a sua proposta foi rejeitada. Porém, na terça-feira o pedido de retirada foi aprovado. Esse projeto voltará a ser analisado pela Câmara no início de julho.

Um dos requerimentos aprovados é da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. Ela reivindicou do executivo a construção de pistas de skate nos bairros carentes e melhorias na pista existente na rua Palmas, próximo da rodoviária. Também foi aprovado requerimento do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, que reivindica do executivo a construção de uma creche no bairro Marrecas. Segundo ele, pelo menos 50 famílias seriam beneficiadas.

O vereador Adair Machado, PSDB, apresentou três Indicações com as seguintes reivindicações: poda de árvores na rua Argentina; construção de passeio público e melhorias na iluminação pública nas ruas que circundam a Escola Municipal Pedro Algeri, no bairro Vila Nova; e troca de lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio na iluminação pública das ruas Argentina, Uruguai e Maringá.

O vereador Kidinho solicitou a construção de uma faixa elevada na rua Parigot de Souza, bairro Cango, em frente ao colégio Frei Deodato, e o vereador Anízio Cezar Pereira, sem partido, sugeriu ao executivo a atualização do projeto que trata do programa Habitabem.

PLANO  DIRETOR

Os vereadores também receberam os sete projetos do executivo que reformulam o Plano Diretor do município. Compareceram no Legislativo para fazer a entrega da matéria o vice-prefeito Wilmar Reichembach, o secretário de Urbanismo Antonio Carlos Bonetti e a arquiteta Sonia Faust, que coordenou o trabalho realizado no ano passado para elaboração da matéria. Inclusive os três se pronunciaram e pediram apoio dos vereadores para análise dos projetos o mais breve possível.

PAUTA PARA SEGUNDA-FEIRA

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 9 de abril, às 18 horas. Serão votados três projetos do executivo e um requerimento. O projeto 009 autoriza a abertura de crédito adicional de R$ 125 mil no orçamento vigente para amortização de dívida com o Provbel, Previdência Social dos Servidores Municipais. O 010 autoriza a prefeitura comprar lote de 364 m2, no Jardim Itália, para abertura de rua que permitirá a ligação daquele bairro com o Jardim Itália, facilitando o acesso à escola e creche. O projeto 014 dispõe sobre o controle da formiga cortadeira. O requerimento é da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP.