CÂMARA AUTORIZOU AQUISIÇÃO DE TERRENO

– 16-04-2008 –

Dois projetos e três requerimentos foram aprovados nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O Projeto 24, do executivo, autorizou a prefeitura adquirir terreno de 42.892 m2 e receber em doação18.000 m2. O objetivo é ampliar o Parque de Exposições Jaime Canet Júnior. O Projeto de Resolução 001, da Mesa Diretora da Câmara, refere-se à recomposição salarial dos vereadores, percentual de 5,16%, que foi o INPC de 2007.

Estava em pauta o Projeto 007, do vereador Irineu Miller, PT que propõe alteração no Faixa Azul.  Determina que o usuário que for notificado e fizer o pagamento da notificação no mesmo dia, receba cinco cartões de 40 minutos. Porém, como a matéria necessita de um Parecer da Comissão de coordena o Faixa Azul, o vereador Miller pediu a retirada pelo período de 30 dias.

O vereador Adair Machado, PSDB, requereu envio de ofício parabenizando a comissão organizadora e a administração municipal pelo sucesso da 23ª Expobel. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, reivindicou da Brasil Telecom a instalação de um telefone público na rua Goiás, bairro São Cristóvão. O vereador Anizio Cezar Pereira, PMDB, solicitou da Secretaria Municipal do Interior que seja feito o arrolamento no calçamento que passa por Santa Bárbara até a comunidade da Água Vermelha.

Inclusive no Orçamento deste ano existem recursos assegurados, através de emendas do vereador Cezar, para a construção de calçamento em pontos críticos do interior. O trabalho já foi feito na estrada que dá acesso a Volta Grande do Marrecas e nos próximos meses será feito em Nova Seção, Linha São Paulo e Linha São Roque. Através de Indicação o vereador Adair Machado reivindicou a criação de um Lago Municipal ao lado da área industrial Ulderico Sabadin, no bairro Padre Ulrico. A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, pediu a recuperação das estradas na comunidade de Linha Hobold.

Os vereadores Ivanir Tupi Prolo, PP, Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, e Celmo Salvadori, PP, usaram a Tribuna para lamentar a morte da pioneira Ana Nicolodi de Almeida, 78 anos, vítima de atropelamento no dia 12. O vereador Tupi lembrou que o esposo de Ana, Agenor de Almeida, e um dos seus filhos, Celso Almeida, foram vereadores em Francisco Beltrão. A família Almeida também foi pioneira na comunidade do KM 20. Kidinho também lembrou da morte de Marli Ferreira Castanha, 48 anos, ocorrida no dia 13. Marli também pertence a uma família tradicional de Beltrão e pioneira do bairro Alvorada.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, lamentou uma resposta negativa dada pelo DER a um pleito feito pela vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, que reivindicou a colocação de uma faixa elevada na PR 180, no cruzamento com a rua Marília. O gerente regional do DER, Paulo Roberto Melani, justificou que no local aconteceu apenas um atropelamento nos últimos quatro anos e sem vítima fatal. De acordo com Inez, a Faixa Elevada seria justamente para dar mais segurança para os pedestres e não é necessário que ocorram outros atropelamentos para que a medida seja adotada pelo DER.

A próxima Sessão Ordinária será no dia 28 de abril, às 18 horas, quando serão votados três projetos e um requerimento. Projeto de Decreto Legislativo referenda os termos de concessão de uso de imóveis concedidos pelo município para diversas empresas. O projeto 25 concede reposição salarial para o prefeito, vice-prefeito e secretários. A reposição será de 5,15%, que foi o INPC de 2007. O projeto 26 prevê a manutenção da concessão da cesta básica de alimentos, no valor de R$ 60,00, até o mês de dezembro deste ano, para os servidores municipais com salários de até R$ 830,00 ao mês. O requerimento em pauta é do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB.