APROVADOS PROJETOS E REQUERIMENTOS

Na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 2, os vereadores de Francisco Beltrão aprovaram vários projetos em redação final. Também foi aprovado por unanimidade, em votação única, projeto do executivo aumentando o número de odontólogos para atendimento através do programa Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é preencher vagas no bairro Luther King e na comunidade de Nova Concórdia, além de deixar cinco vagas em aberto para o preenchimento quando houve necessidade.

Os vereadores também apresentaram diversas reivindicações através de Requerimentos e Indicações. O vereador Alfonso Bruzamarello, PTB, pediu ampliação dos postos de saúde e implantação da Estratégia de Saúde da Família nos bairros São Cristóvão/Industrial, Vila Nova, Cango e Alvorada. Paulo Grohs, PSDB, requereu do executivo que as novas calçadas a serem construídas na cidade atendam as normas técnicas de acessibilidade.

Paulo Grohs e Alfonso Bruzamarello, PTB, solicitaram o envio de ofício ao DER e ao deputado estadual Nelson Luersen, reivindicando a duplicação da PR 483, entre Francisco Beltrão e Pato Branco. Grohs e Ivanir Tupio Prolo, PP, requereram o envio de ofício para a APAE, parabenizando pela encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada no dia 26 de março.

Elenir de Souza Maciel, PP, pediu providências em relação ao transporte escolar que atende as comunidades de Linha União, São Francisco e Rio Tuna, principalmente em relação a má conservação do ônibus que realiza o serviço. Valmir Dile Tonello, PMN, indicou obras de ampliação no Centro de Educação Infantil do bairro São Miguel e a conclusão do campo de futebol da associação de moradores do bairro São Francisco.

Ivanir Tupi Prolo solicitou investimentos na Linha Piracema. Pediu a ampliação do centro comunitário, calçamento em pontos críticos e melhorias na estrutura física do posto de saúde. O vereador Roberson Fiera, PT, apresentou os seguintes pleitos: limpeza no terreno que pertencia a uma associação no final da travessa Los Angeles, entre os bairros Pinheirinho e Sadia; destinação de uma vaga rápida de estacionamento em frente a Cresol; construção de calçadas em trecho da rua Valdir Floetto; instalação de lombada ou faixa elevada na mesma rua.

A vereadora Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, sugeriu que as lombadas sejam pintadas com cores de destaque para dar maior visibilidade aos motoristas. Aires Tomazoni, PMDB, pediu a construção de um ponto de ônibus no final do prolongamento da avenida Julio Assis Cavalheiro. Também reivindicou a ampliação das pontes sobre o rio Marrecas, no bairro Cango, e a instalação de rede de iluminação pública na rua Viccini, próximo do Aeroporto, e na avenida Paraná, esquina com a rua Paraíba.