VEREADORES VISITAM O CERTENGEN

       Os vereadores Alfonso Bruzamarello, PTB, e Ivanir Tupi Prolo, PP, integrantes da Comissão de Agropecuária da Câmara, acompanhados dos vereadores Paulo Grohs, PSDB, presidente do Legislativo, e Cleber Fontana, PSDB, visitaram a estrutura do Centergen, Centro de Tecnologia em Reprodução genética, e Embrasemen, Empresa Brasileira de Sêmen, na comunidade de Menino Jesus. No local foram recebidos pelo médico veterinário Francisco Gaievski, Maurício Massarollo, Rosa Urbanoski e pelo pecuarista Dr. Aryzone Mendes de Araújo.

       A empresa, que possui Certificado de Aprovação do Ministério da Agricultura, busca agora obter a Declaração de Utilidade Pública, procedimento que necessita do aval da Câmara de Vereadores e do Poder Executivo. No local funciona a escola técnica que orienta em relação a inseminação artificial, proporcionando aprendizado e troca de experiências entre os produtores. Isso é uma ferramenta importante, já que o Sudoeste possui a maior bacia leiteira do Paraná.

       Gaievski explicou que mesmo sendo destaque no setor leiteiro em número de propriedades, de produtores e volume de leite, a produção caracteriza-se por diversos sistemas produtivos com níveis de tecnologia diferenciados e contrastantes. Para ele, as iniciativas de apoio e assistência também são variadas e escassas. Para tanto, relata que é preciso aumentar o volume e qualidade do leite, melhorar a lucratividade, qualificar a mão-de-obra, ampliar a assistência aos produtores e tornar a atividade leiteira socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta.

       O Centergen, em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, tem uma série de metas para auxiliar nestas ações. Para viabilizar estas iniciativas, a Declaração de Utilidade Pública seria de fundamental importância. Os vereadores presentes no encontro se comprometeram a verificar a situação e a legalidade. Se todos os requisitos necessários forem atendidos, um projeto neste sentido será apresentado na Câmara de Vereadores.