CÂMARA SE REÚNE EM PONTE NOVA

Na noite de segunda-feira, dia 28, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou Sessão Ordinária Itinerante em Ponte Nova do Cotegipe, com a participação de cerca de 100 lideranças e moradores da Ponte Nova, Km 30, Barra Bonita, Planaltinho, Rio Saltinho, Rio Ligação e Linha Freire. Foi a quarta sessão deste ano fora do recinto da Câmara. Foram debatidos e votados cinco projetos do executivo e cinco requerimentos. O projeto 003 aumenta o quantitativo de agentes de combate a endemias, de 42 para 45, e de agentes comunitários de saúde, de 174 para 210.

O projeto 030 autoriza a prefeitura comprar terreno urbano de 500 m2, pelo valor de R$ 130 mil, que será anexado a terreno que já pertence ao município, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde. O 33 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar e especial no orçamento do município na ordem de R$ 4.278.319,07. O projeto 34 autoriza a prefeitura a repassar recursos para os profissionais que atuarão na área de saúde através do programa federal Mais Médicos.

O projeto 35 estabelece novos valores para diárias de viagem para o prefeito, vice-prefeito e demais servidores a serviço do município. A correção é baseada no INPC, Índice Nacional de preços ao Consumidor, no período de 2010 a 2013. No caso do prefeito e vice, o valor será de 7 URMFB, Unidade de referência do Município. Para secretários, assessores, diretores e procuradores, 6 URMFB. Para chefes de divisões e demais servidores, 5 URMFB. A diária terá acréscimo de 50% para viagens com destino a outros estados e redução de 50% para municípios da região Sudoeste.

Várias reivindicações foram apresentadas pelos vereadores através de Requerimentos e Indicações. Paulo Grohs, PSDB, solicitou melhorias nas estradas vicinais ligando a Linha São Marcos até o Km 4 e ao KM 8. Paulo e Ivanir Tupi Prolo, PP, pediram reformas no posto de saúde e no piso da quadra de esportes da escola de Ponte Nova. Tupi também gestionou a colocação de placas indicativas nas estradas rurais, informando o nome e acesso para as comunidades, e a recuperação da estrada que liga as comunidades do Km 30 e Ponte Nova.

Valmir Dile Tonello requereu asfaltamento nas ruas Marechal Hermes da Fonseca, Santa Maria Bernardete e José Bonifácio, no bairro São Miguel, e nas ruas Rio Negro, São Miguel e Eduardo Faust, no bairro São Francisco. Dile também solicitou operação tapa buracos na avenida Guiomar Lopes, no bairro São Miguel. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, reivindicou colocação de placas de identificação nas ruas, placas de sinalização de trânsito, limpeza das ruas e dos lotes institucionais da prefeitura no Loteamento Primavera, na Cidade Norte. Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, sugeriu investimentos em acessibilidade no Colégio Beatriz Biavatti, inclusive com equipamentos adaptados para os portadores de deficiência Visual.

REIVINDICAÇÕES:

Durante toda a tarde os vereadores Ivanir Tupi Prolo, PP, Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, e Paulo Grohs, PSDB, presidente do Legislativo, ficaram no pavilhão comunitário recebendo reivindicações das lideranças e moradores. Durante a sessão, para falar em nome das comunidades e reforçar os pleitos, o professor José Sopshuk usou a Tribuna. Inicialmente ele agradeceu a presença da Câmara em Ponte Nova, comentou sobre a importância da presença dos dez vereadores naquela região e pediu apoio para que as reivindicações sejam atendidas o mais breve possível.

Os principais pleitos apresentados foram:

– melhorias na rede de energia elétrica de Ponte Nova do Cotegipe e Rio Ligação, tendo em vista as constantes quedas.

Para a Comunidade da Ponte Nova do Cotegipe foram feitos os seguintes pleitos:

·         Melhorias nos acessos das propriedades;

·         Implantação de torres para acesso a internet e telefone móvel;

·         Melhorias na telefonia fixa;

·         Implantação de uma academia da terceira idade;

·         Investimentos na sala de informática, construção de mais três salas de aula, instalação de uma brinquedoteca, reforma e pintura na Escola Municipal Deni Lineu Schwartz;

·         Recapeamento asfáltico sobre o calçamento, até a PR 182;

·         Reforma geral no centro comunitário, principalmente na pista de dança.

Para a comunidade de Barra Bonita:

·         Substituição da estrutura de madeira por metálica no pavilhão comunitário;

·         Melhorias ou pavimentação asfáltica sobre calçamento, ligando a sede da comunidade até a PR 182;

·         Ativação da unidade de saúde, com atendimento mínimo de uma vez por semana;

·         Espalhador de adubo orgânico para uso dos produtores;

·         Recuperação da estrada, com uso de rolo compactador, ligando Barra Bonita a Ponte Nova do Cotegipe;

·         Melhorias nos acessos das propriedades;

·         Coleta de lixo eletrônico, no mínimo a cada noventa dias.

A Comunidade de Rio Ligação reivindicou:

·         Melhorias nos acessos das propriedades

·         Implantação de torres para acesso a internet e telefone móvel;

·         Melhorias na telefonia fixa;

·         Perfuração de um poço artesiano;

·         Curso de inseminação artificial