LEI CRIA FEIRA DE ARTES E ARTESANATO

Matérias do Legislativo foram debatidas e aprovadas por unanimidade na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 7, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Projeto do vereador Roberson Artifon Fiera, PT, cria a Feira de Artes e Artesanato de Beltrão, englobando artes plásticas, popular, arte da culinária caseira, produção em pequena escala e montagem, objetos de coleção, antiguidades e outras.

O projeto também determina que a feira funcionará nas quartas-feiras e sábados, no Praça Central e, aos domingos, no Parque Alvorada. Conforme Roberson, o objetivo é criar novas oportunidades de inclusão social e econômica para a comunidade, em especial para quem trabalha na informalidade. Também será uma oportunidade de geração de emprego e renda a partir da produção de artes.

Projeto de Decreto da Mesa Diretora da Câmara autoriza o vice-prefeito, Eduardo Scirea, PT, a ausentar-se do País no período de 16 de abril a 6 de maio. Conforme determina a Lei Orgânica, para se ausentar do País é necessário o consentimento do Legislativo, o que aconteceu com a aprovação da matéria.

Além dos projetos, quatro Requerimentos também tiveram aprovação unânime. Os vereadores Ivanir Tupi Prolo, PP, e Valmir Dile Tonello, PMN, pediram envio de ofício ao deputado federal Nelson Meurer, PP, para que viabilize recursos para asfaltamento da rua Abdul Pholmann, no trecho do Clube Santa Fé até o bairro Novo Mundo. O vereador Brizola, PSL, solicitou informações da administração municipal se existem estudos ou projeto para a construção de novo prédio para a Escola Municipal Frei Deodato, do bairro Cango, que atende 300 alunos e enfrenta problemas de espaço físico.

Os vereadores Tupi Prolo, Dile Tonello, Brizola e Roberson Fiera solicitaram encaminhamento de ofícios dos deputados federais Nelson Meurer, PP, e Assis do Couto, PT, para que viabilizem uma emenda de bancada destinando recursos para a instalação de uma unidade da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Francisco Beltrão. O vereador Paulo Grohs, PSDB, solicitou da administração municipal investimentos na Escola Municipal Francisco Manoel da Silva, do bairro Novo Mundo, caso da ampliação e reforma do prédio, instalação de ar condicionado nas salas, contratação de servidor para serviços gerais, fechamento das laterais do saguão e colocação de faixa elevada na rua que passa em frente a escola.

Outras reivindicações foram encaminhadas para a administração municipal por meio de Indicações. O vereador Brizola, PSL, pediu melhorias em galeria pluvial na rua Antonio Carneiro Neto, em frente ao Centro Espírita Mensageiros da Paz, bem como investimentos na rede de iluminação pública na rua Santo Antonio, bairro São Miguel, em frente ao colégio, e a poda das árvores no pátio do colégio. Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, reivindicou recuperação de estrada vicinal no Km 30, passando pela propriedade de Vilson Beverutti.

O vereador Paulo Grohs, PSDB, solicitou melhorias no acesso às propriedades de Joaquim Rosa dos Santos e Janir Jacomoni, na comunidade do Divisor. Também pediu que o Bairro Cristo Rei seja incluído nas atividades que o município vai realizar na programação do Natal de 2014. Roberson Fiera reivindicou a colocação de cascalho no acesso à propriedade de Ari Bernar, na Linha Cerne, e na estrada vicinal que liga Francisco Beltrão a Itapejara do Oeste.

CAMARA HOMENAGEIA ENXADRISTA

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 8, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão vai homenagear o enxadrista Glaucio Dalla Cort Cella, com a entrega de uma Moção de Aplauso. A iniciativa da homenagem é do vereador Cleber Fontana, PSDB. No mês de março, Glaucio conquistou o 13º Torneio Internacional de Xadrez da Festa da Uva, realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Também foi o primeiro enxadrista a derrotar o atual campeão mundial, o norueguês Magnuns Carlsen, número um do ranking mundial. Foi a primeira vez na história que um brasileiro conseguiu derrotar o melhor do mundo no xadrez.