REUNIÕES DEBATEM NÚMERO DE VEREADORES

Através de um consenso, a Câmara de vereadores de Francisco Beltrão realizará reuniões e uma Audiência Pública para debater com a sociedade civil organizada e entidades a fixação do número de vereadores para a próxima legislatura. Atualmente são dez, mas pela legislação em vigor, que se baseia no número de habitantes que o município possui, poderiam ser até 17 vereadores.

As primeiras reuniões para tratar do tema já foram agendadas. Na próxima quinta-feira, dia 10 de abril, às 09h00, no plenário do Legislativo, o encontro será com os presidentes dos 21 partidos políticos existentes em Beltrão, além da participação dos dez vereadores. No dia 30 de abril será com dirigentes de entidades e associações organizadas. A Audiência Pública, envolvendo todos os segmentos da sociedade, será no dia 21 de maio, data em que o assunto deve ser definido.

Conforme o vereador Paulo Grohs, PSDB, presidente da Câmara, a definição do número de vereadores se dará a partir de um consenso das lideranças ligadas a partidos políticos, entidades, associações e outros segmentos. Salienta que o que for definido nestes encontros será respeitado pelo Poder Legislativo, visto que é a maneira mais aberta, justa e democrática de tratar do assunto, envolvendo diretamente a sociedade.

Disse também que a idéia é que os dirigentes debatam o tema dentro de suas entidades e depois apresentem o resultado desta discussão, já que é preciso uma definição se o município permanecerá com dez vereadores ou haverá aumento e, neste caso, qual seria o número ideal. Ele citou ainda que todos os encontros são abertos à participação da imprensa, que terá um papel importante na divulgação deste tema junto a sociedade beltronense.