CÂMARA TEM SESSÕES EM NOVO HORÁRIO

Nesta segunda-feira, dia 6 de abril, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão será realizada em novo horário, às 14h00, e não mais às 18h00. A partir de agora as sessões das segundas e terças-feiras serão neste horário. Um dos objetivos da mudança é atrair mais pessoas para acompanhar os trabalhos do Legislativo. Inclusive as escolas firmaram uma parceria para levar crianças e adolescentes para acompanhar as reuniões e iniciativa semelhante será feita por outros segmentos.

Estão em pauta nove Requerimentos com uma série de reivindicações. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, solicita encaminhamento de ofícios para o deputado federal Nelson Meurer, PP, e para os deputados estaduais Ademar Traiano, PSDB, e Wilmar Reichambach, PSC, para que viabilizem recursos para a implantação da Casa Apoio em Francisco Beltrão, para atender pacientes e familiares que buscam atendimento médico na cidade. Segundo ela, trata-se de um local que vai oferecer proteção, descanso, alimentação e pernoite.

Em outro Requerimento a vereadora Elenir solicita da administração municipal diversas ações no Cemitério Municipal do Centro, como a  continuidade do projeto de elevação dos muros, reforma das ruas internas com acessibilidade, investimentos em paisagismo, limpeza e que os portões permaneçam abertos somente das 08h00 às 18h00 para evitar a ação de vândalos. Para a Capela Mortuária Cristo Ressuscitado ela solicita a implantação de cortinas, ar condicionado e limpeza.

A vereadora Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, requer informações da 8ª Regional de Saúde sobre o número de pessoas que estão a espera de vaga para atendimento de alta complexidade e a previsão de atendimento. O vereador Brizola, PSL, gestiona limpeza e revitalização do Córrego Urutago, que corta o Parque de Exposições Jaime Canet Junior. Valmir Dile Tonello, PMN, sugere que o município recolha o ISS, Imposto Sobre Serviços, da Sanepar, sobre a arrecadação com a cobrança da distribuição de água e coleta de esgoto.

Outros três Requerimentos são do vereador Paulo Grohs, PSDB. Pede o envio de ofícios para os deputados estaduais Ademar Traiano, PSDB, Paulo Litro, PSDB, e Wilmar Reichambch, PSC, para que intercedam junto ao Governo do Estado para a liberação de recursos para reformas e ampliação do Colégio Estadual Reinaldo Sass, do bairro Alvorada, que atualmente atende mais de mil alunos de vários bairros e enfrenta problema de falta de espaço físico para suprir a demanda que cresce todos os anos.

Solicita ainda envio de ofícios para os três deputados para viabilizarem recursos do Estado para a construção de uma passarela sobre a PR 483, no trevo que liga dos bairros Alvorada e Marrecas. Ele lembra que o volume de pedestres no local é intenso e o movimento na rodovia também é grande, o que justifica o investimento para dar mais segurança. Paulo também requer da administração municipal a revitalização da praça em frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida do bairro Alvorada.