Alunos da Escola Oficina assistiram a sessão desta terça-feira

Os alunos da Escola Oficina Adelíria Meurer prestigiaram a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão desta terça-feira, 04. As professoras Paula e Marinéia trouxeram estudantes, que tem em média 15 anos de idade, para acompanhar uma sessão. Para muitos, ou a maioria, foi a primeira vez que estiveram no plenário do legislativo. A diretora Claudinéia Tonello, da Escola Oficina, também esteve presente. Os alunos puderam ouvir a discussão de quatro projetos de lei, que foram aprovados em segunda votação, por unanimidade. Também ouviram a votação em caráter de urgência do projeto de lei 04/2017, que autoriza o Executivo Municipal atualizar os valores pagos em plantões aos médicos, enfermeiros e odontólogos da prefeitura de Francisco Beltrão.

Na pauta, ainda foram votados e discutidos cinco requerimentos que foram aprovados por unanimidade. O 86/17, proposto pelos vereadores Elenir Maciel(PP), Zé Carlos Kniphoff(PDT), Rodrigo Inhoatto(PDT) e Dile Tonello(PMN) solicita estudos para a implantação de uma linha do transporte coletivo urbano, que contemple os moradores do Loteamento Dalla Beta, entre os bairros Novo Mundo e comunidade São Marcos.

O 87/2017 foi apresentado pelo vereador Léo Garcia(PSC) sugerindo para que o prefeito Cleber Fontana(PSDB) apresente um projeto de lei para conceder apoio a eventos, atividades e projetos ligados à cultura, ao esporte e que promovam o fomento e incentivo ao desenvolvimento da agricultura, da pecuária, da indústria, do comércio e do turismo, voltados à finalidade de interesse público municipal, sob o regime de mútua cooperação, por meio de transferência de recursos financeiros ou de outras formas de ajuda de custo previstas em lei, inclusive benefícios fiscais, conforme uma iniciativa existente em Guarapuava, que poderia ser inserido em Francisco Beltrão.

Na sequência, o vereador Silmar Gallina (PSDB) sugeriu rastreadores na frota de veículos do município para otimizar a utilização dos 170 carros disponíveis aos servidores. O vereador Camilo Rafagnin(PT) atendeu uma demanda de moradores dos bairros Industrial, São Cristovão e Água Branca, e apresentou um requerimento solicitando uma capela mortuária que atenda a região Sul da cidade.

Para finalizar, o vereador Viro de Graauw(PT) recomendou que o município interceda junto governo do estado para a construção de uma passarela na rodovia PR483, que liga os bairros Alvorada e Marrecas.