Conferência do trabalho debate diversos temas

Na terça-feira, 18, foi realizada a II Conferência Municipal do Trabalho de Francisco Beltrão, com o tema: Trabalho Decente – Direito de Todos – Dever de Cidadania. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. As atividades, que duraram o dia todo, aconteceram na sede social da Associação dos Funcionários Municipais. O vereador Zé Carlos Kniphoff(PDT) representou o poder legislativo.
A programação contou com duas palestras. O engenheiro de segurança do Sesi/Senai, Edivaldo Garcia da Silva, e a enfermeira do trabalho, Roseli Heindrickson falaram sobre “Medicina e Segurança no trabalho/Relações Empregador-Empregado”. Comentaram sobre a segurança do funcionário em seu ambiente de trabalho, métodos de prevenção de acidentes e principalmente as formas de garantir o bem estar do trabalhador. A juíza do trabalho da Comarca de Francisco Beltrão, Ilse Bernardi Lora, discorreu sobre “Desafios para construção do Trabalho Decente”, fazendo um amplo comentário a respeito dos direitos e deveres dos trabalhadores e também sobre as obrigações dos empregadores, conforme regem as leis da CLT.

Na parte da tarde foram realizados debates e trabalhos em grupo com as propostas levantadas nas pré-conferências. Depois foram votadas pelos delegados. Por último foram eleitas as entidades que farão parte do Conselho do trabalho e ficarão na diretoria por dois anos. São seis titulares e seis suplentes.

Pelo Poder Público foram indicadas as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Urbanismo, Administração, Finanças Desenvolvimento Rural, Centro Inovação e Tecnologia e Agência do Trabalhador. Representando os empregadores foram indicados os sindicatos do Vestuário, ACEFB, CDL, SINDIREPA, FIEP, AGROBEL, COHABSEM. Em relação aos empregados, os escolhidos são os sindicatos dos empregados, SINDISEM, SIEMACO, Sindicatos dos Metalúrgicos, da Madeira, da Construção Civil, da Alimentação, dos Transportes, dos Trabalhadores Rurais.