Vereador propõe a criação de cursinho pré-vestibular público

Em Francisco Beltrão existe somente um cursinho pré-vestibular público, que é ofertado pela Unioeste. Entretanto, são poucas as vagas disponibilizadas, se comparado com a demanda existente do município. Pensando nisso, o vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) apresentou um requerimento, que foi aprovado por todos os vereadores, para que o Executivo Municipal faça um estudo de viabilidade, para disponibilizar um cursinho público, administrado pela prefeitura. A proposta do vereador é de que seja utilizada a estrutura física das escolas municipais, no período que não esteja sendo utilizado pelos alunos regulares, com o uso dos materiais já existentes em outros cursinhos e que o município viabilizasse a contratação de professores ou que fosse feito uma parceria com Universidades locais. “Acreditamos que com a contratação de bons professores e um bom material, pode –se criar um projeto com resultados satisfatórios, sendo o investimento para isso é relativamente baixo se comparado com outros gastos do município. Também pode se buscar parcerias de universidades a fim de diminuir os custos. Apesar do intenso crescimento do acesso ao ensino superior, o percentual de jovens que não ingressam numa faculdade é alto, pois não atingem o nível de aprendizado para se tornarem demanda qualificada para acesso ao ensino superior”, comentou o vereador.

O projeto tem como prioridade o atendimento aos alunos com pouco poder aquisitivo e que sempre frequentaram o ensino público. “O objetivo é a inclusão social de alunos das camadas populares nas universidades públicas e maior acesso a vagas em Universidades privadas através do ENEM”, finalizou o vereador Rodrigo.