Vereadora propõe a implantação do Programa Família Acolhedora

A vereador Fran Schmitz(PSDB) apresentou um requerimento, como sugestão ao prefeito Cleber Fontana(PSDB), que consiste na implantação de um programa de guarda subsidiada para crianças e adolescentes em situação de risco social, denominado “Programa Família Acolhedora”. “Uma vez que a iniciativa da presente proposta de lei é de competência do chefe do Poder Executivo, tendo em vista a necessidade de despesas orçamentárias para realização de serviços específicos, estamos sugerindo a viabilidade técnica e politica de implantar o  programa família acolhedora em nosso Município”, comentou Fran.

A função social da família acolhedora é receber a criança ou o adolescente, sob medida de proteção judicial, atendendo as necessidades básicas, temporariamente, com a finalidade da futura reintegração familiar.

“Amor, afeto, carinho, cuidado, solidariedade e desejo de um mundo melhor. Essas são algumas das razões que levam uma família a abrir a porta de suas casas e seu coração para abrigar temporariamente crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, negligência ou em situação de vulnerabilidade social. É através do programa Família Acolhedora, que crianças e adolescentes com este histórico têm a oportunidade de conviver em família”, explicou.

A vereadora Fran é psicóloga e por isso tem o conhecimento necessário para avaliar os reflexos positivo que o projeto pode proporcionar. “Além de ter reflexos muito positivos nas finanças públicas, a família colhedora, centrada nos componentes da família extensa será a medida que garante à criança/adolescente afastados, temporariamente, dos pais, nesse episódio da vida, a certeza salutar do não-rompimento dos laços de origem”, finalizou.