CLEBER TEVE AUDIÊNCIAS EM BRASÍLIA

– 05-09-2007 –

Sete requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Também estava em pauta o projeto 61, do executivo, que altera disposições de lei municipal. Porém, à pedido do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, líder do Governo no Legislativo, a matéria foi retirada por 15 dias para melhor estudo.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, requereu cascalhamento em estradas da comunidade da Água Vermelha, da sede da comunidade até as localidades de Lajeado e Assentamento Missões, bem como no acesso às propriedades de Arino Lago e Arlindo Silvano. Inez também requereu Voto de Pesar pelo falecimento de Mafalda Martini Bonan, ocorrido no dia 25 de agosto.

O vereador Kidinho reivindicou a colocação de redutor de velocidade na rua Santo Inácio de Loiola, próximo no número 920, no bairro Cristo Rei. Também solicitou envio de ofício para Maria Nelí Montagna, parabenizando-a pelo trabalho realizado na presidência da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas. Pediu ainda a construção de banheiros públicos no Parque Alvorada.

O vereador Adair Machado, PSDB, sugeriu a troca do semáforo localizado na avenida General Ozório, esquina com a rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Cango. Machado alega que é preciso colocar um sistema mais moderno naquele local devido o movimento intenso de carros. Machado também sugeriu a colocação de um redutor de velocidade na avenida General Ozório, esquina com a rua Bela Vista, bairro Cango, bem como alargamento e asfaltamento na rua Maranhão, bairro Industrial.

Outros três requerimentos são da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. Requereu o envio de ofício para a gerente regional da Sanepar, Rita Camana, pedindo providências urgentes em relação ao mau cheiro exalado pela Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro Kennedy. De acordo com Elenir, moradores dos bairros Kennedy e Cango não suportam mais o mau cheiro e querem uma solução do problema por parte da Sanepar.

Também pediu o envio de ofício para o Secretário Estadual de Ação Social, Nelson Garcia, onde reivindica a reimplantação do programa Banco Social em Francisco Beltrão, visto que é um importante instrumento de geração de emprego e renda, através de crédito subsidiado para micro empresários. Em outro requerimento a vereadora Elenir de Souza Maciel sugeriu que a administração municipal construa um espaço coberto e churrasqueira no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Luther King.

O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, presidente do Legislativo, usou a Tribuna para parabenizar a APMI e Secretaria Municipal de Ação Social pelo sucesso no encontro de Clubes de Mães realizado sábado, dia 1º de setembro, na comunidade do KM 23, com a participação de todos os clubes de mães daquele setor.

O vereador Cleber Fontana, PMDB, falou sobre viagem que realizou a Brasília na semana passada. Disse que com o apoio do Deputado Federal Osmar Serráglio, PMDB, visitou vários ministérios para tratar do projeto de monitoramento com câmeras na área central de Beltrão. O objetivo, segundo ele, é viabilizar recursos federais para a implantação deste sistema de segurança. Cleber também falou que teve encontro com a direção dos Correios quando reforçou o pedido para a instalação de uma agência ou posto avançado dos Correios na Cidade Norte, para atender todos os bairros daquela região.

A Câmara volta a se reunir em Sessão Ordinária na próxima segunda-feira, dia 10 de setembro, às 18 horas.  O presidente do Legislativo, Ivanir Tupi Prolo, determinou para a pauta a votação de dois projetos e um requerimento. O projeto 62, do executivo, trata da suplementação da dotação orçamentária. O projeto 13, do Legislativo, do vereador Irineu Miller, PT, Declara de Utilidade Pública a Associação Sensibilizar, ASSEN. O requerimento é do vereador Kidinho.