Câmara aprova mudança na data do aniversário do município

Por 7 votos a 3, a câmara de vereadores de Francisco Beltrão aprovou na sessão de ontem, em primeira votação, o projeto de emenda à lei orgânica que altera a data de comemoração do aniversário do município. Lideranças do comércio beltronense acompanharam a reunião da câmara. A matéria, de autoria da mesa da casa, chegou a ser retirada de pauta para maiores estudos pelos vereadores e, após cumprir os prazos regimentais. A aprovação aconteceu devido à apresentação de um substitutivo que não altera o dia do município, que continua sendo 14 de dezembro, porém antecipa a comemoração do aniversário para o dia 14 de novembro. Por se tratar de emenda à lei orgânica municipal, há necessidade de 2/3 de votos favoráveis, ou seja, no mínimo sete votos. Por ser emenda à Lei Orgânica, a matéria só voltará a ser analisada dentro de dez dias no legislativo beltronense, para a segunda votação. Atanázia Hellmann Pedron (PP), presidente do legislativo beltronense, considera que com a alteração da data da comemoração, haverá condições para festejar de forma adequada o aniversário do município, o que não vinha ocorrendo nos últimos anos porque o comércio funcionava no dia 14 de dezembro.