Muitos pronunciamentos na tribuna

Um fato que chamou atenção na sessão da câmara municipal na terça-feira foram os muitos pronunciamentos de vereadores na tribuna. O principal assunto foi a homenagem ao suplente Nelson Ferrari (PTB), que por um mês ocupou a vaga de Ivo Santos (PSC), licenciado para tratamento de saúde.  Todos os vereadores homenagearam Ferrari, elogiando-o por sua atuação e desejando que em breve o mesmo possa a voltar a ocupar uma cadeira no legislativo beltronense.


Jocemar Madruga (PT) fez comentários sobre o Centro de atendimento 24 horas e criticou a demora que está havendo para liberar o internamento de pacientes no hospital São Francisco. Segundo ele, em alguns casos o atraso para autorizar o internamento pode ser fatal.  E convidou os vereadores a acompanhá-lo para uma visita ao Centro 24 horas e verificar como está a situação. Também referiu-se ao Hospital Regional. Citando um jornal do sindicato dos servidores da saúde, disse que está havendo pressão e assédio moral contra os funcionários da instituição.


O Vereador Luiz Carlos “Didio” dos Santos (PSDB) elogiou Nelson Ferrari por sua atuação na câmara.


Celso Antunes comentou indicação por ele apresentada no sentido de que sejam instaladas câmeras de segurança nas entradas da cidade, o que, segundo ele, em muitos casos poderia facilitar o trabalho da polícia. E criticou a realização da Copa do Mundo no Brasil. “Serão investidos nesse evento milhões e milhões de reais que poderiam ser aplicados na melhoria do atendimento da saúde”, comentou.


Almir Calegari (PT) comentou a realização de encontro com a participação de mais de 1.800 jovens, em que vários assuntos estiveram em discussão, como saúde, moradia e educação, dentre outros. Elogiou a parceria com o município que resultou na construção de mais 20 casas no interior do município.


Celmo Salvadori (PP) anunciou que o plano bucal de saúde do trabalhador na cidade norte está prestes a ser iniciado. E rebateu críticas do vereador Madruga, dizendo que os problemas de saúde não se restringem a Francisco Beltrão, mas acontecem em todo o país. Destacou que o município investiu no ano passado, cerca de 20 por cento do orçamento, o que corresponde a mais de R$ 20 milhões. Por fim, disse que esta data não deveria ser lembrada como a da morte de Bin Laden e sim como aniversário do falecimento de Airton Senna, um grande herói brasileiro.


Nelson Ferrari agradeceu as homenagens e comentou sobre  projeto que protocolou na câmara instituindo a obrigatoriedade de que os veículos de propriedade do município utilizem um adesivo com os dizeres: “como estou dirigindo” e o telefone para denúncia. 


A presidente Atanázia Hellmann Pedron (PP) ao utilizar a tribuna, comentou sobre a instalação da linha aérea Francisco Beltrão-Curitiba. “É um meio de transporte rápido e eficiente”, destacou Atanázia, que conclamou os demais vereadores a utilizar e a divulgar a linha aérea para que a mesma consiga se viabilizar. “Hoje são três vôos semanais, mas em breve os vôos poderão ser diários”, destacou. Atanázia falou ainda sobre o Findex  que está funcionando muito bem na parceria do município com a Associação Comercial. E encerrou com um comentário sobre saúde, defendendo a aprovação da emenda 29, que regulamenta a aplicação de recursos para a saúde. E no final, convidou os vereadores a participarem de uma visita à casa mais vida, que cuida da recuperação de dependentes químicos.