CÂMARA ADIA VOTAÇÃO DA FICHA LIMPA E TOMBAMENTO DO CALÇADÃO

Os dois projetos do Legislativo que estavam em pauta na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, foram retirados de pauta. Um deles, do vereador Roberson Fiera, PT, define vedações para nomeações de cargos em comissão no âmbito do Poder Legislativo, ou seja, a adoção da chamada Ficha Limpa. O objetivo do projeto é definir critérios para a nomeação dos servidores públicos de cargos de comissão no que tange a questões relacionadas a condenações nas esferas judiciais, eleitorais e administrativas. Foi retirado por 15 dias, para melhor estudo, à pedido da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP.

Outro Projeto do Legislativo que estava em pauta, do vereador Cleber Fontana, PSDB, foi retirado pelo autor, por dez dias. A matéria prevê o Tombamento do Calçadão Central de Francisco Beltrão. Determina que seja reconhecido como patrimônio cultural, social e histórico o espaço existente entre a Praça Suplicy e a Concatedral Nossa Senhora da Glória, denominado de Calçadão.

Cleber explicou que na sessão desta terça-feira, dia 21, será votado um requerimento prevendo a realização de uma consulta popular para saber se a população é favorável ou contra a reabertura do Calçadão. A partir desta quarta-feira, dia 22, até quarta-feira da próxima semana, dia 29, servidores da Câmara estarão no Calçadão, onde será montada uma tenda, colhendo a opinião da população. Dependendo do resultado desta consulta ele poderá manter a tramitação do projeto ou solicitar o arquivamento.

Do executivo foram aprovados três projetos. Um deles autoriza a prefeitura a firmar concessão de direito real de uso de terreno de propriedade do município, próximo do Hospital Regional, para a construção da nova sede da Associação Regional de Saúde do Sudoeste. Outros dois projetos tratam da abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município. Um será na ordem de R$ 32.892,61 e o outro de R$ 240.150,00. O valor maior será usado para aquisição de uma patrulha mecanizada.

Através de Requerimento o vereador Paulo Grohs, PSDB, solicitou informações das direções do Hospital Regional e da 8ª Regional de Saúde sobre a viabilidade de implantação de UTI pediátrica no Hospital Regional. Atualmente crianças que necessitam deste tipo de UTI, através do sistema público de saúde, precisam receber atendimento em outros centros. Grohs reivindicou ainda a colocação de redutor de velocidade na rua Antonio Carneiro Neto, bairro Alvorada, em frente ao número 1.590. José Adair Brizola, PSL, pediu melhorias no acesso às propriedades rurais de Gumercindo Rodrigues dos Santos e Amilton Camargo, na localidade de Sede Galdino.