CÂMARA FAZ ENQUETE SOBRE A REABERTURA DO CALÇADÃO

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizará uma consulta popular para saber se a população é favorável ou contra a reabertura do Calçadão. A iniciativa foi dos vereadores Cleber Fontana, PSDB, Alfonso Bruzamarello, PTB, e Ivanir Tupi Prolo, PP, através de requerimento, que foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 21. A partir desta quarta-feira, dia 22, até quarta-feira da próxima semana, dia 29, servidores da Câmara e vereadores estarão no Calçadão, onde foi montada uma tenda, colhendo a opinião da população. Os autores explicam que é importante obter informações do povo beltronense sobre o assunto.

VEREADORES INVESTIGAM DENÚNCIAS

Através de iniciativa do vereador Valmir Dile Tonello, MD, através de requerimento, a Câmara formou uma Comissão Interna Especial para averiguar denúncias feitas nas redes sociais contra a administração municipal de Francisco Beltrão. Num prazo de 45 dias deverá ser apresentado um relatório sobre a veracidade ou não das denúncias. Segundo Dile, se forem verdadeiras, os servidores envolvidos devem ser punidos. Se forem falsas, a punição deverá recair sobre os autores das denúncias. Integram a comissão os vereadores Cleber Fontana, PSDB, Ivanir Tupi Prolo, PP, e José Adair Brizola, PSL.

ISENÇÃO DE IPI DE CARROS DO TRANSPORTE ESCOLAR

O vereador Paulo Grohs, PSDB, apresentou requerimento na Câmara, aprovado por unanimidade, pedindo que os deputados federais Assis do Couto, PT, Nelson Meurer, PP, e Osmar Serraglio, PMDB, gestionem junto ao governo federal a isenção ou redução de IPI, Imposto Sobre Produtos Industrializados, para veículos usados no transporte escolar e pela categoria dos mototaxistas. Paulo argumenta que com este tipo de incentivo os profissionais que atuam nestas duas áreas teriam condições de renovar a frota constantemente, dando mais segurança para os usuários.

Em outro requerimento ele solicitou informações da secretaria municipal de Educação sobre a creche do bairro Cristo Rei, caso do número de crianças atendidas e as que constam na fila de espera, endereço das famílias das crianças que freqüentam a creche, profissão e faixa salarial dos pais. Também cobrou do executivo a realização urgente de licitação para a escolha da empresa que vai explorar comercialmente a lanchonete do Ginásio Arrudão.

TUPI PEDE INFORMAÇÕES SOBRE COMISSÃO

O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, requereu informações sobre a atuação e funcionamento da Comissão Municipal de Gestão de Águas Pluviais. Esta comissão foi cria em 2011 para realizar estudos, sugerir e acompanhar a execução de obras e iniciativas de combate aos efeitos climáticos, principalmente enchentes e outros problemas relacionados à chuva ou estiagem. Conforme Tupi, o objetivo é saber se a comissão continua trabalhando ou se foi desmobilizada pela administração municipal.

ALFONSO REIVINDICA CICLOVIA

Através de Indicações apresentadas na Câmara, o vereador Alfonso Bruzamarello, PTB, pediu ações da administração municipal para uma série de melhorias. Reivindicou a revitalização do prolongamento da avenida Julio Assis Cavalheiro, através da instalação de iluminação e construção de ciclovia nas duas laterais, inclusive coibindo o estacionamento de veículos. Também solicitou a instalação de faixa elevada em frente ao Colégio Alliança, na rua Clevelândia, bairro São Cristóvão, colocação de tubulação para escoamento da água pluvial na rua Ortigueira, bairro São Cristóvão, e alteração do local do ponto de chapas localizado na esquina da Luiz Antonio Faedo com a rua Rio Grande do Sul.

SEÇÃO JACARÉ RECEBE VEREADORES

Na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores será no pavilhão comunitário de Seção Jacaré, às 19h30, dentro da programação mensal de sessões itinerantes nos bairros e comunidades do interior do município. A sessão será à noite, mas no período da tarde vereadores já estarão no local para conversar com a comunidade e ouvir as suas sugestões e reivindicações.

Serão debatidos e votados três projetos do executivo. O 25 altera disposições de lei municipal, aumentando de 25 para 35 o número de vagas para o cargo de enfermeiro para a saúde pública municipal. O projeto 26 também altera disposições de lei municipal relacionada a subdivisão, unificação e permuta de imóvel. O projeto 27 autoriza a prefeitura a adquirir áreas de terra na Cidade Norte, totalizando 94.714 m2 e investimentos de R$ 625 mil. Os terrenos serão cedidos para a Sanepar instalar a estação de tratamento de esgoto da Cidade Norte. Também serão debatidos e votados quatro requerimentos.