CÂMARA VOTA TOMBAMENTO DO CALÇADÃO

O projeto do vereador Cleber Fontana, PSDB, que prevê o Tombamento do Calçadão Central de Francisco Beltrão será votado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 20 de maio, às 19h00. A matéria determina que seja reconhecido como patrimônio cultural, social e histórico o espaço existente entre a Praça Suplicy e a Concatedral Nossa Senhora da Glória, denominado de Calçadão.

Também determina a proibição da alteração ou retirada das pedras do revestimento do piso, mantendo inclusive os desenhos originais. Proíbe ainda a passagem de veículos no local, exceto para carga, descarga ou organização de eventos. Também veda a cessão do local para comercialização de carros, máquinas ou equipamentos. Se o projeto for aprovado, a possibilidade de reabertura para o trânsito de carro no local não existirá mais.

Ao defender a aprovação da matéria, Cleber explica que historicamente aquele espaço é referência para encontros e manifestações populares. Inclusive foi o palco da concentração da histórica Revolta dos Posseiros, em 1957, além de tantas outras manifestações e eventos históricos. Para ele, isso coloca o Calçadão como um dos símbolos do patrimônio do município. Os demais vereadores ainda não se manifestaram sobre o projeto. Isso vai acontecer durante os debates, na sessão da próxima segunda-feira.

Ficha Limpa

Outro projeto importante que será votado na sessão é do vereador Roberson Fiera, PT, que implantada a chamada Ficha Limpa no âmbito do Poder Legislativo. A matéria define vedações para nomeações de cargos em comissão na Câmara de Vereadores. O objetivo é elencar critérios para a nomeação dos servidores públicos de cargos de comissão no que tange a questões relacionadas a condenações nas esferas judiciais, eleitorais e administrativas. De acordo com Roberson, dentre outros princípios da gestão pública, o objetivo é observar a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, atendendo as expectativas da sociedade.