OLIVO BORDIGNON É CIDADÃO HONORÁRIO

Na segunda-feira, dia 5, foi movimentada a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, com o debate e aprovação de oito projetos e três requerimentos.  Um dos projetos aprovados por unanimidade é o 005, do Legislativo, de autoria do vereador Valmir Dile Tonello, PMN, que concede o Título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão para o pioneiro Olivo Bordignon, 80 anos. Gaúcho de Campinas do Sul, Olivo chegou em Francisco Beltrão em março de 1948. Na época trabalhou em construções, abertura de estradas e outros serviços. Em 1956 casou-se com a fotógrafa Lili Belter Bordignon e um ano depois também tornou-se fotógrafo, inclusive fazendo importantes registros na Revolução de 1957. A família permanece no ramo até hoje em Francisco Beltrão.

Também foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo, da Mesa Diretora, que referenda Termo de cooperação entre a empresa BRF e a prefeitura. Mensalmente a BRF repassa R$ 10 mil para a prefeitura, recursos que devem ser investidos integralmente nos Centros Municipais de Educação Infantil, na aquisição de material didático e pedagógico, além de investimentos nas instalações.

Os demais Projetos de Lei aprovados são do executivo e tratam da concessão de direito real de uso de barracões industriais, abertura de crédito adicional no orçamento, recebimento de terrenos em doação para uso em áreas institucionais e autorizando a prefeitura a contribuir mensalmente com entidades de representação do município nas esferas regional, estadual e federal.

Além disso foram aprovados três Requerimentos. Os vereadores Paulo Grohs, PSDB, e Roberson Artifon Fiera, PT, reivindicaram limpeza na boca de lobo localizada na rua Lajes, próximo do numeral 180, no bairro Jupiter. Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, gestionou da prefeitura a destinação de uma edificação para uso do clube de mães de Vila Lobos. O vereador Brizola, PSL, reivindicou o aumento do número de leitos para atendimento de usuários de drogas em tratamento, em especial femininos.