Câmara realizou a 2ª sessão itinerante do ano

A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 29, foi itinerante e aconteceu na Secção Progresso, uma das maiores comunidades do interior de Francisco Beltrão. Aproximadamente 80 pessoas compareceram ao Centro Comunitário e apresentaram diversas demandas aos vereadores. A presidente do Legislativo, Elenir Maciel(PP) agradeceu a disponibilidade dos moradores que saíram de suas casas, numa tarde e noite chuvosa de segunda-feira, para prestigiar a sessão que aconteceu no Centro Comunitário. Em pauta, dois projetos do Executivo Municipal e quatro requerimentos.

Os  funcionários da Casa levaram toda a infraestrutura necessária para a sessão ainda pela manhã. A tarde, por volta das 16h, os vereadores foram chegando aos poucos e tiveram a oportunidade de conversar com os moradores da Secção Progresso, Vargem Alegre, Secção Jacaré e outras comunidades vizinhas, que fizeram seus pedidos. Basicamente, as necessidades são voltadas para as estruturas e condições para exercer suas funções nas propriedades.

O presidente da comunidade da Secção Progresso, Nadir Santolin, o presidente da Igreja, Aldo Antonioli, o presidente do Grupo de Idosos Vandir de Souza, a presidente do clube de mães, Nair Skibinski e outras pessoas estavam presentes. Após a sessão foi servido um delicioso risoto preparado pelo Clube de Mães.

Pedidos feitos pela comunidade:

1.Conclusão da obra de infraestrutura na entrada da igreja;

2.Calçamento nos pontos críticos da comunidade, aproximadamente mil metros nos trechos do cemitério, da linha Maiesque e da linha Toldo;

3.Melhorias com cascalhamento nas estradas vicinais, em especial no trecho “subida do capitel” e da comunidade até ao pesque pague Daniela;

4.Substituição das lâmpadas queimadas do centro comunitário;

5.Urgência do programa porteira para dentro;

6.Ampliação do barracão da associação de moradores, sendo que a comunidade se coloca a disposição para mão de obra;

7.Melhorias na rede de distribuição de água, com estação de tratamento e encanamento da água do poço artesiano até a caixa d’ agua;

8.Aquisição de material para reboco no centro comunitário;

9.Melhorias nos bueiros;

10.Proceder melhorias com urgência na estrada da Linha Maiesque, em virtude do transporte escolar;

11.Discussão no plano diretor para ampliação do zoneamento urbano dos distritos;

12.Cascalhamento nos pontos críticos e melhorias nos bueiros da comunidade de Vargem Alegre.

Sessão itinerante

A primeira sessão foi realizada, em março, no bairro Jardim Seminário. Agora, foi na comunidade Secção Progresso e dia 10 de julho será no bairro São Cristovão. O objetivo das sessões itinerantes é aproximar as pessoas do poder legislativo e acompanhar os trabalhos dos vereadores.

Entrevista com Nadir Santolin(presidente da Secção Progresso):

Elenir Maciel(PP) fala da sessão itinerante: