Executivo pede autorização para reajustar o salário dos profissionais do Mais Médicos em Beltrão

O Programa Mais Médicos está disponível para todo o Brasil. Em Francisco Beltrão são seis profissionais que estão atuando na rede pública municipal através do Sistema Único de Saúde(SUS). Para valorizar os médicos, o Executivo Municipal encaminhou para a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão um pedido de autorização para a abertura de crédito adicional especial adequando a LDB, LOA e PPA dos exercícios vigentes um reajuste financeiro para os profissionais que prestam serviços para a secretaria municipal de saúde. O assunto foi defendido pela líder do governo, a vereadora Fran Schmitz(PSDB) e aprovado em primeira discussão e votação por unanimidade. Atualmente os médicos recebem um salário mensal de R$ 2 mil. Com o reajuste, o salário passaria para um pouco mais de R$ 3 mil. A matéria volta para a segunda discussão e votação nesta terça-feira, 16.

Na sessão desta segunda-feira, 15, foram aprovados por unanimidade outros sete requerimentos. O vereador Zé Carlos Kniphoff(PDT) sugere a realização de uma audiência pública para discutir a criação da Guarda Municipal. Na defesa do requerimento, o vereador destacou que o Executivo ainda não havia encaminhado o estudo de impacto financeiro que foi solicitado através de um requerimento ainda no mês passado. A vereadora Fran Schmitz se comprometeu em buscar a informação para o vereador Zé Carlos.

A vereadora Elenir Maciel(PP) solicita o serviço de recarga das passagens do transporte coletivo urbano também no terminal e no programa PoupaTempo da Cidade Norte, facilitando a vida dos usuários e evitando transtornos. O vereador Dile Tonello(PMN) pediu também que, a empresa Guancino, informe sobre as normas de utilização do cartão de passe que é disponibilizado para os usuários.

Já o vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) solicitou que o Executivo Municipal regularize o terreno da igreja da comunidade São Pedro, que fica no trevo de acesso ao município de Salgado Filho.

Enquanto isso, o vereador Pedro Tufão(DEM) cobrou da administração municipal se existe estudos para asfaltar a avenida Água Branca alegando que a situação da via é complicada. Já o vereador Viro de Graauw(PT) pediu informações sobre o funcionamento dos banheiros do parque Jorge Backs, mais conhecido como Parque Alvorada. Para finalizar, a vereadora Lourdes Pazzini(PMDB) quer informações sobre o relatório e planejamento de compras das farmácias municipais licitados através dos pregão eletrônico 48/2017, para obter junto as empresas, os motivos de fornecer alguns medicamentos de uso mensal somente a cada 10 dias.

Neste terça-feira, 16, os vereadores voltam a se reunir para a segunda sessão ordinária desta semana, às 14, no plenário da Câmara de Vereadores.