Sessão movimentada desta segunda-feira

Os vereadores se reuniram nesta segunda-feira, 08, para a 24ª sessão ordinária deste período legislativo. Em pauta, foram votados e aprovados em primeira discussão, o projeto de lei 013/2017 e o 015/2017. O 015/2017 prevê a implantação do programa “Poupatempo”, que foi apresentado pelo Executivo Municipal e consiste em descentralizar alguns serviços da administração municipal para os moradores da Cidade Norte. Um exemplo citado pela líder do governo, Fran Schmitz(PSDB) é a impressão da segunda via de boletos e a retirada de certidões, evitando que o contribuindo se desloque da Cidade Norte ao centro de Francisco Beltrão. O vereador Pedro Tufão(DEM) solicitou a retirada do projeto 07/2017, que institui e premia os melhores da rede pública municipal, através do incentivo ao bom aluno, com o programa “Aluno Nota 10”.

Em relação aos requerimentos, o vereador Zé Carlos Kniphoff(PDT) pediu a retirada da matéria, que propõe a realização de uma audiência pública para debater o impacto financeiro e de função, estabelecida no projeto encaminho à Casa de Leis, que se refere a Guarda Municipal. A matéria foi retirada por cinco dias e deve voltar à pauta na semana que vem.

Entretanto, outros três requerimentos foram aprovados. O vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) solicitou um demonstrativo do quadro efetivo dos servidores da secretaria de esportes. Já o vereador Aires Tomazoni(PMDB) quer saber o número de estagiários que são contratos pelo município e quantos deles estão trabalhando como professores regentes nas escolas municipais. Para fechar, a vereadora Elenir Maciel(PP) encaminhou um ofício ao Executivo Municipal para saber se há projeto de asfaltamento da PR483 até a comunidade do KM08.

Nesta terça-feira, 09, os vereadores se reúnem novamente para mais uma sessão ordinária, no plenário da Câmara de Vereadores, às 14h.

Convidado

O advogado Amilton Ribeiro usou a tribuna para convidar os vereadores para curso de formação e aprimoramento do mandato no legislativo. Por isso, reforçou que deseja contar com a presença de vereadores beltronenses, para que se qualifiquem e entendam melhor o andamento dos trabalhos. A presidente do legislativo, Elenir Maciel(PP) deixou livre a participação dos vereadores que desejarem se deslocar à Curitiba para o curso.

Elenir Maciel(PP):

Zé Carlos Kniphoff(PDT)