Semana Municipal de Incentivo à adoção de Crianças e Adolescentes

O Grupo de Apoio a Adoção de Francisco Beltrão (GAAFB) utilizou de um espaço na Tribuna da Câmara de Vereadores, para fazer explanação sobre os procedimentos da adoção. Diante de algumas reivindicações, solicitaram a elaboração de projeto de lei instituindo a “Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes” em Francisco Beltrão. A proposta foi elaborada e subscrita pelos 13 vereadores e aprovado por unanimidade nesta semana.

A Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes tem como objetivo de conscientizar a população de que toda criança ou adolescente tem o direito de ser criada e educada no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar saudável e afetuosa.

Na semana instituída por essa Lei, que está relacionada ao dia 25 de maio, que é data nacional de adoção, a Administração Municipal poderá desenvolver campanhas de informação, conscientização e sensibilização sobre o tema, além de palestras, debates, concursos de redação nas escolas da rede pública municipal de ensino e outras atividades correlatas.
Grande parte destas famílias fazem exigências quanto a idade, sexo e cor das crianças a serem adotadas, travando assim a fila de adoção. Por isso é importante que Campanhas e atividades sejam desenvolvidas para ajudar a conscientizar as famílias de que, independentemente das características físicas, as crianças e até os adolescentes tem plenas condições de amar e serem amados.

Esse projeto de lei visa a aumentar o número de interessados na adoção, diminuindo, assim, o sofrimento das crianças e adolescentes que sonham em um dia ter uma família. A presidente do GAAFB, Raquel Bianchini assistiu a sessão e no final usou do microfone para agradecer o apoio dos vereadores e aprovação da lei. “Estou emocionada e feliz pela criação da lei. A partir da criação desta semana, certamente teremos mais pretendentes e mais crianças adotadas, dentro dos critérios que são estabelecidos”, finalizou Raquel.