CÂMARA PODERÁ REALIZAR SESSÕES NO INTERIOR

– 06-06-2007 –

Três projetos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 18 do executivo, trata do Sistema Viário, dentro da reformulação do Plano Diretor. O projeto 006, do Legislativo, de autoria do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, institui o bônus hora máquina para os pequenos agricultores de Beltrão a partir do ano que vem.

Também foi aprovado um projeto que altera o Regimento Interno da Câmara. Inicialmente esse projeto foi apresentado pelo Vereador Ivanir Tupi Prolo e posteriormente recebeu um Substitutivo Geral, assinado pelos integrantes da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Tupi Prolo, PP, Celmo Salvadori, PP, Adair Machado, PSDB, e Anizio Cezar Pereira, sem partido. Com a mudança, a Câmara poderá realizar Sessões Ordinárias fora do recinto do legislativo, ou seja, as sessões com votações de matérias poderão ser feitas nos bairros e comunidades do interior do município, desde que haja autorização dos vereadores. O principal objetivo é aproximar ainda mais o Poder Legislativo da comunidade, especialmente do interior do município.

Os vereadores apresentaram reivindicações através de Indicações e Requerimentos. O vereador Ivanir Tupi Prolo sugeriu que o Campeonato de Futebol Suíço do Interior, promovido pelo Departamento de Esportes, receba o nome de Lauro Mendes, como forma de homenagear esse desportista que já faleceu. Inez de Oliveira Santos, PSDB, pediu calçamento com pedras irregulares na avenida Guaratinguetá, bairro Pinheirão, nas duas margens do córrego Três Pioneiros. Também sugeriu que no mesmo local seja feito cascalhamento, em caráter de urgência.

A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, reivindicou a implantação de uma central telefônica na Vila Rural Água Viva. Também pleiteou uma ampla sinalização com placas e distribuição de panfletos para orientar os caminhoneiros que trafegam pela avenida Luiz Antonio Faedo e trevo da Água Branca sobre a agilidade proporcionada pelo Contorno Leste. Também quer reformas na frota de ônibus que são utilizados para o transporte de idosos. O vereador Adair Machado, PSDB, reivindicou obras de alargamento e construção de passeios na rua do Seminário. Atanázia Hellmann Pedron, PP, pediu que seja consignado em ata Voto de Pesar pelos falecimentos de Etelvino Valdameri e de seu filho, Vagner Valdameri, vítimas de acidente automobilístico no dia 1º de junho.

PAUTA PARA SEGUNDA-FEIRA

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 11, às 18 horas. Serão votados quatro projetos do executivo e um requerimento. O projeto 20 trata do Código de Posturas, dentro da reformulação do Plano Diretor. O 39 refere-se à concessão de auxílio financeiro para a APMI. O 40 altera dispositivo da Lei do Plano Plurianual e o 41  altera a denominação da atividade do Fundef para Fundeb. O requerimento em pauta é do vereador Ivanir Tupi prolo, PP.