SESSÃO DA CÂMARA NO CRISTO REI

Mesmo com chuvas intensas, cerca de 200 pessoas participaram da  Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira, dia 24, pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, no Centro Comunitário do bairro Cristo Rei . A reunião foi à noite, mas durante toda a tarde o vereador Paulo Grohs, PSDB, presidente da Câmara, recebeu lideranças e moradores do Cristo e dos demais bairros daquela região. Na sessão todos os vereadores estavam presentes.

Quatro projetos foram debatidos e aprovados por unanimidade. Dois deles são do Legislativo, do vereador Aires Tomazoni, PMDB. Uma das matérias proíbe alunos da rede de ensino público e privado das escolas do município de usarem aparelhos celulares, players do tipo MP3, MP4, MP5 e outros, I-POD e Tablets enquanto estiverem em sala de aula. Os aparelhos poderão ser levados na escola, mas só poderão ser usados fora das salas de aula. O projeto determina que cada estabelecimento de ensino deverá criar um cadastro constando o telefone para contato dos pais ou responsável por cada aluno, quando da efetivação da matrícula.

O estudante que for apanhado utilizando-se destes aparelhos em sala de aula terá o equipamento recolhido pelo professor e encaminhado à direção do estabelecimento de ensino. A devolução será feita mediante a presença dos pais ou responsáveis pelo aluno. O projeto recebeu uma emenda, do vereador José Adair Brizola, PSL, para que a proibição do uso de celulares em salas de aula também seja estendida aos professores. Com isso, na sessão de terça-feira, 25, Aires pediu a retirada a matéria de pauta pelo período de 30 dias. A votação em redação final acontecerá somente em agosto, após o recesso parlamentar de julho. Outro projeto do vereador Aires altera de rua para avenida a denominação da rua Santa Maria Goretti.

Também foram aprovados, em redação final, dois projetos do executivo. Um institui o Comitê Municipal do Transporte Escolar e o outro autoriza a concessão do aluguel social para as 48 famílias que serão desalojadas em função da construção da trincheira na PR 483, saída para Cascavel.

Através de requerimento a vereadora Maria de Lourdes Pazzini. PMDB, solicitou informações da administração municipal sobre a implantação de curso pré-vestibular gratuito no município, para atender jovens carentes. José Adair Brizola, PSL, sugeriu que seja instalada em Beltrão a secretaria municipal de Segurança Pública e Cidadania e que seja disponibilizado atendimento psicológico para crianças que freqüentam escola pública em tempo integral.

O vereador Paulo Grohs, PSDB, fez as seguintes reivindicações através de requerimentos: pavimentação asfáltica na rua Abdul Phollmann, trecho do Santa Fé até o bairro Novo Mundo; ampliação e reforma da Escola Municipal Francisco Manoel da Silva, do bairro Novo Mundo, com a construção de mais seis salas de aula, refeitório e salas para secretaria e direção, contratação de um servidores para o setor de serviços gerais,  colocação de vidros ao redor do saguão e uma faixa elevada em frente a escola.

Para o Centro Municipal de Educação Infantil do Novo Mundo solicitou ampliação e reforma, contratação de educadores infantis, aquisição de material pedagógico, freezer e impressora. Paulo Grohs requereu da Sanepar a instalação de rede coletora de esgoto sanitário nas ruas José de Alencar e Castro Alves, no bairro Novo Mundo; para a unidade de saúde do Novo Mundo pediu uma saída de emergência no prédio, equipamentos de combate a incêndio, colocação de climatizadores, contratação de atendente de farmácia e auxiliar administrativo, aquisição de medicamentos básicos, fechamento da parte inferior do prédio, dentre outros pedidos. Para o centro municipal de educação infantil do bairro Cristo Rei solicitou a implantação de um playground, aquisição de móveis e construção de muros ao redor do centro.

A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, sugeriu que a administração municipal promova concurso para a função de musicoterapeuta. Valmir Dile Tonello, PMN, fez as seguintes reivindicações: construção de capela mortuária para atender os moradores dos bairros Cristo Rei, São Miguel, São Francisco e Novo Mundo; legalização do Loteamento Mocelin, no bairro São Miguel; colocação de câmeras de segurança nas praças dos bairros Cristo Rei e São Miguel. Também gestionou da secretaria Estadual de Agricultura incentivo para o setor de psicultura, com horas máquina para a construção de tanques e açudes.