APROVADAS REGRAS DO TRANSPORTE COLETIVO

Nesta semana os vereadores de Francisco Beltrão aprovaram por unanimidade Projeto de Lei do Executivo que define regras especiais para a concessão do transporte coletivo urbano de passageiros. A medida é necessária em função de licitação que será realizada em breve pela prefeitura para definir a empresa que vai prestar o serviço.

O edital da licitação contém cláusulas que definem desde o ano de fabricação dos veículos até itens de acessibilidade e conforto, como ar condicionado. Também exige a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e novos itinerários. Mensalmente, 160 mil pessoas utilizam o transporte coletivo urbano em Francisco Beltrão.

Outro projeto do executivo autoriza a prefeitura a utilizar R$ 300 mil para indenizar área de terra declarada de utilidade pública na rua Alagoas, bairro Alvorada. Este terreno será usado para a construção do centro de eventos do bairro, com recursos já viabilizados junto ao Governo Federal.

Através de Requerimento o vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, solicitou providências do comando da Polícia Militar para garantir mais segurança nas comunidades do interior do município, principalmente em relação a ocorrência de assaltos. Conforme Tupi, é preciso um policiamento mais constante para coibir a ação de marginais e de outros problemas, caso de consumo de drogas, principalmente por menores, e perturbação do sossego devido a sons automotivos com volume excessivo.

Tupi também indicou que seja feita parceria entre as prefeituras de Francisco Beltrão e Marmeleiro para a construção de ponte sobre o Rio Marrecas, ligando as comunidades de Linha Formiga, em Beltrão, e São Luiz, em Marmeleiro. Gestionou a instalação de um ponto de ônibus entre o KM 20 e KM 23, próximo do acesso às propriedades das famílias Barcaro, Santos e Farias. Paulo Grohs, PSDB, reivindicou pavimentação asfáltica na rua Sabiá, bairro Padre Ulrico. Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, solicitou a colocação de cobertura na quadra esportiva do Parque Alvorada e melhorias na estrada de acesso à propriedade de Laudemi Soares, na Linha São Sebastião.

O vereador Roberson Artifon Fiera, PT, reivindicou da administração municipal a reforma ou construção de nova ponte sobre o Rio do Mato, na estrada que liga Nova Concórdia com a Linha Liston. A ponte de madeira existente no local não oferece mais condições de trafegabilidade e de segurança. Alfonso Bruzamarello, PTB, solicitou informações sobre a conclusão das obras na rua Pato Branco, ligando os bairros Industrial e Água Branca.