VEREADORES APRESENTAM EMENDAS NA LDO

Está tramitando e será votado nos próximos dias na Câmara de Francisco Beltrão o Projeto do Executivo que trata das diretrizes para a elaboração da lei orçamentária de 2015. A finalidade é nortear as metas anuais de Receitas, Despesas, do Resultado Primário e Nominal, da Dívida Publica, e outras questões pertinentes à legislação tributária e de pessoal, os riscos fiscais, e a vida orçamentária e financeira do Município, no decorrer do próximo exercício. A receita projetada para 2015 ficou em R$ 201.287.900,00, um incremento de 9,87% em relação a projeção de arrecadação para 2014.

Dentro do período legal os vereadores apresentaram sete emendas ao projeto. Uma delas, do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, determina que a abertura de créditos adicionais suplementares aconteça até o limite de 10% do total da despesa fixada para cada poder. Hoje a administração pode remanejar até 30% do orçamento. Acima deve percentual é preciso autorização da Câmara. A vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, apresentou emenda para a execução de pavimentação poliédrica na avenida Água Branca, além de recapeamento e manutenção  da rua Fernando Ferrari e avenida Miniguaçu.

O vereador Roberson Artifon Fiera, PT, propôs através de emenda que sejam garantidos recursos para a confecção de placas indicativas para o programa Vizinhança Solidária. A vereadora Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, sugeriu o asfaltamento de 50 quilômetros de ruas, através de convênios com outras esferas de governo, 20 quilômetros de asfaltamento de estradas rurais e aquisição de terreno de cinco alqueires  para a construção de barracões industriais. As Emendas serão votadas em plenário no momento em que o projeto entrar em pauta.