Evento na Câmara reúne profissionais que são credenciados ao Detran-PR

Na manhã desta quinta-feira, 08, o deputado Wilmar Reichembach participou de reunião com o diretor do Detran-PR, Marcos Traad, em Francisco Beltrão, no auditório da Câmara de Vereadores. A presidente do legislativo, Elenir Maciel (PP) também participou do encontro. Traad está na cidade participando de reunião com lideranças para apresentar as atividades do departamento. Na oportunidade, Reichembach salientou a necessidade de que as pessoas tenham mais responsabilidade no trânsito. “Acidentes de trânsito matam mais do que conflitos armados, esse é um problema muito sério que a sociedade precisa solucionar. Quem conduz um automóvel precisa ter muita responsabilidade porque nas suas mãos está a vida dele e a de outras pessoas, sejam motoristas ou pedestres, por isso a atenção precisa ser constante”, pontuou o deputado.

Durante dois dias o Detran realizou estas reuniões. A primeira, na quarta-feira, 07, contou com a presença de representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs); a segunda, nesta quinta-feira, contou com a presença de representantes das clínicas médicas e psicológicas credenciadas ao departamento.

Marcos Traad lembrou que apesar de o Paraná haver reduzido o número de óbitos em decorrência de acidentes automobilísticos em 20 por cento, entre 2011 e 2015, o desafio é tornar o trânsito mais seguro e, para isso, o engajamento da sociedade é fundamental. “O Detran investe constantemente em educação, tivemos mês passado a Campanha Maio Amarelo, que teve a finalidade de conscientizar motoristas de todo o estado, além disso, a fiscalização por parte da Polícia Militar tem aumentado nos últimos anos. No entanto, acreditamos que só quando as pessoas mudarem de comportamento teremos uma redução significativa nos acidentes. Entre 2011 e 2015 percebemos uma redução de 20 por cento nos óbitos em acidentes, estão morrendo menos pessoas, mas ainda não estamos satisfeitos. Existe uma tendência de que os acidentes com óbitos diminuam ainda mais, isso quer dizer que fiscalização e a boa estrutura da malha viária são importantes, mas acreditamos na necessidade de uma mudança radical no comportamento dos motoristas”, destacou Traad.

Durante a reunião, que contou ainda com a presença do chefe da Ciretran de Francisco Beltrão, Valdeci Priester, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel e servidores do Detran, Traad entregou ao deputado Reichembach o Relatório de Gestão do departamento, no qual constam dados gerais do trânsito no estado e projetos implementados pelo órgão. O deputado Reichembach salientou que a interlocução do Detran com os demais setores da sociedade e poderes constituídos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Na oportunidade, Reichembach reiterou a importância do projeto de lei que permitirá que portadores de necessidades especiais realizem exames para habilitação ou renovação da CNH em clínicas credenciadas pelo Detran em diversas regiões do estado. Atualmente, portadores de necessidades especiais precisam se deslocar até Curitiba para realizarem a perícia. “A região depende de Curitiba para realizar exames dessa natureza e isso é uma dificuldade muito grande. Com a aprovação desse projeto, teremos um alcance social muito importante, porque as clínicas de trânsito receberão um aporte financeiro mais expressivo para estarem aptas a realizarem esses exames. Tenho certeza que milhares de paranaenses serão beneficiados”, enfatizou o deputado.

**com informações da Assessoria