Exploração do gás de xisto foi debatida na Câmara de Vereadores

O presidente da ONG Cáritas Paraná e membro da Coalizão Não Fracking pelo Clima, Água e Vida, Reginaldo Urbano, esteve na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão nesta quinta-feira, 29 palestrando sobre as leis que proíbem a exploração do gás de xisto através do faturamento hidráulico, o chamado fracking.

Segundo a Coesus, ao menos 24 municípios do Sudoeste estão em áreas contempladas no pré-edital da ANP para a 12ª rodada de licitações, marcada para setembro. Em 11 municípios da região leis que barram pesquisas e exploração sísmica estão em tramitação ou foram promulgadas, mas em mais de 20 não há nenhum tipo de regulamentação.

Em Francisco Beltrão a lei foi aprovada neste mês de junho por unanimidade pelos vereadores. A proposição da lei foi da vereadora Elenir Maciel(PP). Na palestra desta quinta-feira, os vereadores Léo Garcia(PSC), Evandro Wessler(PPS), Pedro Tufão(DEM), Fran Schmitz(PSDB) e Elenir Maciel(PP) acompanharam a explanação sobre o assunto. O evento contou com representantes da igreja católica, prefeitura municipal, engenheiro ambiental e pessoas interessadas em conhecer mais sobre a proibição do gás de xisto e o fracking.