Clube do Proerd recebe homenagem da Câmara pelos 15 anos de atuação

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão homenageou o Clube Proerd, pelos 15 anos de atuação na comunidade. Proposta aprovada por todos os vereadores concedeu Moção de Aplauso à entidade. A homenagem é uma forma de reconhecimento das ações de promoção à vida, de prevenção às drogas e à violência e de incentivo ao protagonismo juvenil.

Os discursos do vereador Silmar Gallina, que presidiu a sessão devido à ausência da presidente do Legislativo, Elenir Maciel (PP), e do chefe de gabinete do prefeito Cleber Fontana (PSDB), Alaercio Corazza, destacaram o importante trabalho realizado pela entidade. Pelo clube, falou o jovem Marcos Antonio Follador. Na plateia, professores, diretores do clube, estudantes que participam do clube, policiais militares e pessoas da comunidade.

O Clube do Proerd foi fundado dois anos depois do início do Programa de Erradicação das Drogas e da Violência (Proerd) com os alunos das 4ª séries das escolas beltronenses – hoje o programa atende alunos da 5ª série. A criação se deu como um pedido dos pais para a continuidade das ações do Proerd e de incentivo ao protagonismo juvenil. A fundação aconteceu dia 30 de abril de 2003, vinculada à Associação dos Amigos do Proerd, formada por pais e colaboradores. A entidade contou com o apoio da administração municipal e da BRF.

As atividades começaram a ser desenvolvidas no espaço da BRF, no parque de exposições, e hoje são realizadas em um espaço cedido pela administração municipal na Rua Buenos Aires, fundos do parque de exposições. A entidade promove atividades que valorizam a cultura de paz, das experiências dos alunos, de promoção da cidadania e de brincadeiras, entre outras ações. Há uma diretoria para as crianças e adolescentes e outra com os adultos – os pais dos participantes – que auxilia na manutenção das atividades.

O vereador Silmar Gallina destacou que “é um trabalho fantástico, um importante trabalho social para as famílias e para ir além, com a sociedade; é um trabalho de valorização da vida e de comprometimento”. Alaercio Corazza parabenizou o trabalho do clube. “Nós parabenizamos o Clube Proerd e que continue esse belo trabalho”, comentou. Marcos Antonio Follador, que representou o presidente João Carlos dos Santos Soares, que não pode ficar até o final da sessão, agradeceu pela moção. “Agradecemos de coração a cada um dos senhores, que propuseram a moção.”
Em entrevista ao JdeB, antes da cerimônia, o presidente da entidade, João Carlos, agradeceu pela homenagem do Legislativo. “A possibilidade de mostrar o quanto a entidade está tão inserida, viva, é uma forma muito expressiva pra nós proerdianos”, comentou.

Diariamente, de 25 a 30 crianças e adolescentes frequentam a entidade. Nos sábados o número é maior, de 60 a 70 pessoas. “Pra nós é um orgulho enorme poder ser homenageados”, salientou.

*fonte: JdeB