CÂMARA DÁ AVAL PARA AQUISIÇÃO DE TERRENOS

– 07-11-2007 –

Três projetos do executivo e quatro requerimentos foram aprovados por unanimidade nas duas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 72 autorizou a abertura de crédito adicional de R$ 810 mil no orçamento vigente. Os recursos serão utilizados para pagamento dos monitores da Escola Oficina e UPMO, investimentos para a decoração natalina por parte do Departamento de Cultura, pagamento de pessoal da área de saúde e manutenção das atividades do Corpo de Bombeiros.

O projeto 75 autoriza a aquisição de terreno com 55.013 m2, ao lado da Fremapar, para a construção do Distrito Industrial da Cidade Norte A prefeitura vai investir R$ 350 mil na compra deste terreno. O projeto 76 é relacionado à aquisição de terreno de 54.594 m2, também na cidade Norte, na saída para Linha São Marcos, onde será construído um conjunto habitacional com mais de 100 casas, através de parceria da prefeitura com a Cohapar. Para a compra deste terreno estão sendo investidos R$ 450 mil.

O vereador Celmo Salvadori, PP, requereu informações da administração em relação aos cemitérios existentes no município, na cidade e interior. Celmo quer a relação dos cemitérios de propriedade da municipalidade e da Mitra Diocesana; a relação nominal das pessoas enterradas em cada cemitério; que a prefeitura forneça material para que os cemitérios municipais sejam cercados de forma padronizada e os critérios usados para permitir que pessoas de outras localidades sejam sepultadas em cemitérios do interior do município. O vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, apresentou uma Indicação onde reivindica melhorias na iluminação pública na rua Minas Gerais, bairro Alvorada.

Dois requerimentos aprovados são da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP. Ela reivindicou do executivo a construção de passeio público na rua Marília, a partir da rua Antonio Marcelo, até o bairro Padre Ulrico, além da construção de passeio público e asfaltamento na rua Mandaguari, a partir da ponte que dá acesso ao bairro Cango até o Contorno Norte. A vereadora Atanázia Hellmann Pedron, PP, sugeriu que os monitores dos Centros de Educação Infantil sejam incluídos no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.

Diversos vereadores usaram a Tribuna para comentar as matérias aprovadas e falar sobre outros temas. O vereador Cleber Fontana, PT, discorreu sobre o Distrito Industrial Conab, no bairro Cango. Ele defendeu a regularização do Termo de Comodato com as empresas alí instaladas, bem como realizar um levantamento sobre as empresas que necessitam de mais espaço e aquelas que possuem espaço além do necessário, como forma de adequar o funcionamento de todas as empresas instaladas.

Irineu Miller, PT, comentou sobre a instalação de mais uma universidade Federal através da Mesorregião Grande Fronteira, composta por municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na semana passada Miller integrou uma comitiva da região que esteve em Erechim, no Rio Grande do Sul, onde aconteceu uma reunião sobre o assunto. Ele informou que no dia 20 deste mês debate semelhante será realizado em Francisco Beltrão, no Espaço da Arte. Miller defendeu o envolvimento e participação de todos os vereadores nesta discussão.

As vereadoras Atanazia Hellmann Pedron, PP, e Inez de Oliveira Santos, PSDB, comentaram o projeto de ampliação do Colégio Tancredo Neves, do bairro Pinheirinho. A licitação para a última etapa de obras será aberta no dia 3 de dezembro. Nesta etapa serão investidos R$ 929 mil, recursos do Governo do Estado.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 12, às 18 horas. O presidente do Legislativo, Ivanir Tupi Prolo, PP, determinou para a pauta a votação de três projetos, dois do executivo e um do legislativo. O projeto 73 altera disposições da lei municipal do Conselho do Fundeb, aumentando de 8 para 9 o número de membros do Conselho. O 74 autoriza a prefeitura a conceder auxílio financeiro mensal de mil reais para a Casa de Nutrição Nossa Senhora da Glória. O projeto legislativo dispõe sobre a criação e inclusão da disciplina OSPB-MORAL E CÍVICA no ensino fundamental nas escolas de Francisco Beltrão. Esse projeto foi apresentado pelo suplente de vereador Luiz Carlos Santos da Silva, o Didio, PSDB, no período em que assumiu a função de vereador.