VEREADORES APRESENTARAM EMENDAS REIVINDICANDO OBRAS

– 25-07-2007 –

Três projetos do executivo e dois requerimentos foram aprovados por unanimidade nas Sessões Ordinárias promovidas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto 22 é relacionado à reformulação do Plano Diretor, relativo ao Código de Obras.

O 55 autorizou o executivo conceder auxílio financeiro de R$ 60 mil para a Suicooper, Cooperativa de Suinocultores do Sudoeste. A contrapartida da cooperativa será a geração de empregos e renda. O dinheiro será usado para a aquisição de equipamentos e manutenção das suas atividades. O frigorífico da Suicooper está instalado na comunidade de Nova Seção, interior do município. Atualmente gera mais de 30 empregos.

O projeto 37 dispõe sobre as diretrizes para elaboração do orçamento do município para o exercício financeiro de 2008. Essa matéria recebeu sete Emendas Aditivas, todas aprovadas, com reivindicações de obras a serem realizadas no decorrer do ano que vem. Quatro emendas são da vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB.

Ela reivindicou a construção de centros comunitários nos bairros Industrial, Pinheirão e em mais quatro comunidades do interior do município; instalação de creches nos bairros Luther King e na Cidade Norte, para atender os bairros Antonio de Paiva Cantelmo e Jardim Virgínia; construção de rede coletora de esgoto na Cidade Norte e continuidade das obras nos demais bairros; construção de pista de atletismo no bairro Pinheirinho, pistas de caminhadas e quadras de areia nos bairros Pinheirão, Sadia, Industrial, São Miguel e Vila Nova, e uma cancha de bocha no bairro Industrial.

O vereador Anizio Cezar Pereira, sem partido, apresentou duas emendas. Reivindicou calçamento com pedras irregulares e pavimentação em estradas vicinais, principalmente na Linha São Paulo, Volta Grande do Marrecas, São Roque e Linha Guanabara.

Cezar também solicitou reformas e modernização do Centro de Convivência dos Idosos e nos clubes de mães da cidade e do interior do município, ampliação dos centros comunitários de Santa Bárbara e do bairro Seminário, ampliação da Capela Mortuária Cristo Ressuscitado, melhoria nas instalações físicas das capelas existentes, aumentar a altura do muro do Cemitério Municipal, realizar reformas internas no cemitério, construir um portal na entrada principal e mais dois portões laterais.

Outra emenda é do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, que solicitou 78 mil metros quadrados de calçamento com pedras irregulares nos bairros e 12 mil metros nas ruas do KM 20.

REQUERIMENTOS

Através de requerimento o vereador Tupi Prolo, PP, pediu asfaltamento na estrada que dá acesso a comunidade de Santa Bárbara, passando pelo Tecxel. Elenir de Souza Maciel, PP, reivindicou a colocação de duas placas para indicar bairros e outros locais. Pediu que uma das placas seja instalada na esquina da rua Tenente Camargo com a Bolívia indicando os bairros Jardim Seminário, Vila Nova, Luther King e Cango. A outra deve ser colocada na Tenente Camargo, esquina com a rua Antonio Marcelo, indicando o Parque de Exposições Jaime Canet Júnior, Centro de Eventos, bairro Miniguaçu, trevo para Itapejara, bairro Padre Ulrico, núcleo industrial Ulderico Sabadin, Conjunto esperança, Bairro Luther King, Cango e Hemocentro.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

Na próxima segunda-feira, dia 30 de julho, às 18 horas, a Câmara realiza mais uma Sessão Ordinária. Serão debatidos e votados três projetos do executivo, um do legislativo e dois requerimentos. Em redação final será votado o projeto 37, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração do orçamento do município para o exercício financeiro de 2008.

Outros dois projetos do executivo serão analisados em primeira votação. O 56 autoriza a concessão de auxílio financeiro mensal de R$ 2.646,00 para a Associação do Atletismo Beltronense, Atlebel. O 57 concede auxílio financeiro para a APMI na ordem de R$ 7.300,00.

Do legislativo entra em pauta o Anteprojeto de Decreto Legislativo 001, da Comissão de Finanças e Orçamentos, que “Não Acolhe” o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Paraná sobre as contas do executivo, referente ao exercício de 1.999. Os dois requerimentos em pauta são da vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB.