VEREADORES APROVAM PROJETOS E REQUERIMENTOS

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 7, os vereadores de Francisco Beltrão aprovaram por unanimidade um projeto do Executivo, dois do Legislativo e dois Requerimentos.  O projeto do Executivo abre crédito adicional no orçamento de 2014, na ordem de R$ 143.941,05. São recursos do Ministério da Saúde que serão aplicados nas reformas da Unidade Básica de Saúde do Bairro São Miguel.

Do Legislativo foi aprovado Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Câmara. A matéria é uma iniciativa dos vereadores Aires Tomazoni, PMDB, Brizola, PSL, Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, e Roberson Artifon Fiera, PT. Determina que deve ser colocado na formatação da redação final de lei de iniciativa do Legislativo o nome do vereador proponente da matéria, para que fique registrado no texto sancionado de quem foi a iniciativa da matéria.

Projeto de autoria do vereador Valmir Dile Tonello, PMN, Declara de Utilidade Pública o Instituto Jeferson Bizotto, também conhecido por Centro de Treinamento Luz da Terra, que está sendo instalado na Linha Hobold, interior do município. Dentre seus objetivos estão o atendimento a crianças com assistência social, esporte, lazer, educação, formação profissional e difundir a prática do futebol.

Por meio de Requerimento a vereadora Maria de Lourdes Pazzini, PMDB, reivindicou da administração municipal investimentos e reformas no cemitério do Km 20. Segundo ela, o cemitério apresenta condições precárias. O vereador Roberson Artifon Fiera, PT, cobrou medidas da administração municipal para que os produtores rurais não sejam penalizados e não percam os prazos para ter acesso à declaração do CCIR, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, visto que a prefeitura não possui mais servidores cadastrados junto ao Incra para emitir o Certificado.

Uso da Tribuna

Na sessão desta segunda-feira usaram a Tribuna da Câmara o advogado José Carlos dos Santos Vargas, a professora Lirane de Almeida e o professor Milton Graeff, para falar sobre o projeto denominado de “Promoção da Saúde no Envelhecimento Humano”. Trata-se de um projeto com pessoas da terceira idade desenvolvido através de parceria da Unioeste e Unipar. Além de repassar informações sobre a iniciativa, também foi feito agradecimento pelo emprenho dos vereadores para que o mesmo continue recebendo apoio financeiro do Governo do Estado.

Cerca de 70 idosos participam do projeto, que tem repercutido positivamente em todos os aspectos da promoção da saúde, no desenvolvimento de habilidades pessoas como aprendizagem, auto-estima, estímulo, motivação para a vida, reorientação dos serviços de saúde, humanização, integralidade da atenção, conceito amplo de saúde e interdisciplinaridades.

Sessão às 14h00

Nesta terça-feira, dia 8, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores será às 14h00. O motivo é o jogo entre Brasil e Alemanha, pela Copa do Mundo, que acontece  no horário em que a sessão estaria em andamento. A Mesa Diretora apresentou Requerimento, aprovado por unanimidade, para que o horário possa ser alterado para as 14h00. No caso do atendimento ao público, será prestado até as 16h00.