Criada a semana municipal de incentivo ao ciclismo

Os vereadores Camilo Rafagnin(PT) e Aires Tomazoni(MDB) apresentaram, conjuntamente, um projeto de lei com a proposta de instituir em Francisco Beltrão a “Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo”. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação nesta segunda-feira, 09, e a tendência é de que seja aprovado também na sessão de terça-feira, 10.

Na justificativa, ambos os vereadores, destacaram os benefícios do ciclismo como atividade física, pois pedalar movimenta todo o corpo. Além disso, ressaltaram a mobilidade urbana e políticas públicas previstas na constituição. Outro benefício é o uso da bicicleta como meio de transporte e a preocupação com o meio ambiente.

De acordo com os vereadores, esta iniciativa é de fácil viabilização pelo Poder Público que, somado à já existente movimentação popular pró-ciclismo, poderá aumentar o número de bicicletas em detrimento de veículos automotores, através de campanhas de conscientização, expondo os benefícios e as vantagens de sua utilização ao seu usuário e ao trânsito em geral, a partir da criação da infraestrutura básica necessária.

Com estes argumentos, os vereadores que compõe o Poder Legislativo entenderam a necessidade de discutir o assunto com mais profundidade e aprovaram a criação da semana de incentivo ao ciclismo, que deverá ser incorporada ao calendário oficial de Francisco Beltrão.

O ciclista Fernando Manosso, representante da Associação dos Ciclistas Beltronenses e do grupo Pedala Beltrão assistiu a sessão e ficou satisfeito com resultado da votação do projeto. Ele acredita que a implantação desta semana vai fomentar o uso das bicicletas tanto como esporte, como meio de transporte.