APROVADA ALTERAÇÃO NA LEI DO TRANSPORTE ESCOLAR

Três projetos foram aprovados nesta semana nas Sessões Ordinárias realizadas pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Duas matérias são do Executivo. O projeto 21 refere-se à reformulação do Plano Diretor. Dispõe sobre o zoneamento do uso e ocupação do solo no perímetro urbano de Beltrão. Esse projeto foi aprovado por maioria de votos. Como recebeu duas emendas, volta a ser analisado na próxima segunda-feira, em redação final.

O projeto 58 trata da abertura de crédito adicional de R$ 30 mil no orçamento vigente. Os recursos serão repassados para a Associação Regional de Saúde do Sudoeste para implementar o sistema integrado de transporte de usuários do SUS para tratamento de especialidades em Curitiba. A matéria foi aprovada por unanimidade, em redação final.

Do legislativo foi aprovado o projeto 11, do vereador Adair Machado, PSDB, que altera artigo da lei municipal que trata do transporte escolar a domicílio no município. Ele propôs que seja licenciado um veículo para cada mil alunos residentes e domiciliados no município, matriculados em estabelecimentos de ensino de 1º, 2º e 3º graus. A lei em vigor determina um veículo para cada mil alunos matriculados no município, mas não exige que seja residente e domiciliado em Beltrão. De acordo com Machado, a alteração foi solicitada pela associação que representa os transportadores escolares que atuam em Beltrão.

A vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB, apresentou uma Indicação onde reivindica da administração municipal a construção de bancos externos junto ao posto de saúde que atende os moradores dos bairros Industrial e São Cristóvão. O objetivo é dar mais comodidade aos usuários que aguardam a entrega de fichas para consultas no local.

FUTSAL PRESTA CONTAS

Após a sessão de terça-feira, os vereadores beltronenses receberam dirigentes do União Beltrão Futsal, que compareceram ao legislativo para fazer uma prestação de contas na área financeira e falar sobre a participação no campeonato estadual de futsal deste ano. Compareceram o presidente, Névio Ghisi, o diretor financeiro, Luiz Trombeta, e o supervisor, Altamiro Dias, o Fio.

Eles citaram as dificuldades financeiras para manter a equipe no campeonato, mas demonstraram a satisfação do time ter se mantido na Sério Ouro do ano que vem. Os dirigentes do UBF também responderam diversas perguntas dos vereadores. De acordo com o presidente Névio Ghisi, para 2008, além de participar do Campeonato Paranaense de Futsal, a diretoria também vai fortalecer o trabalho de categorias de base, visando a formação de atletas.

PAUTA DA PRÓXIMA SESSÃO

Na próxima segunda-feira, dia 27, às 18 horas, a Câmara de Vereadores vai promover mais uma Sessão Ordinária. O presidente do Legislativo, Ivanir Tupi Prolo, PP, determinou para a pauta a votação de cinco projetos e dois requerimentos. Dois projetos são do executivo. O 21 será analisado em redação final. Refere-se á reformulação do Plano Diretor. O 60, primeira votação, autoriza a prefeitura conceder auxílio financeiro para a Emater, na ordem de R$ 47.160,00.

As demais matérias são do legislativo e serão analisadas em primeira votação. O projeto 12 é do vereador Irineu Miller, PT. Institui o dia 10 de outubro como data comemorativa ao aniversário da Revolta de 57. O 14 é da vereadora Inez de Oliveira Santos, PSDB. Declara de Utilidade Pública a Associação Metropolitana de Oficiais de Arbitragem de Futebol de Salão do Sudoeste, Metrofutsal.

O Projeto de Decreto Legislativo 005, da Mesa Diretora da Câmara, autoriza o prefeito Vilmar Cordasso, PP, a se licenciar do cargo no período de 31 de agosto a 8 de setembro. Os Requerimentos são do vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, e da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP.