SESSÕES COM REIVINDICAÇÕES DE VEREADORES

– 08-08-2007 –

Três projetos e três requerimentos foram aprovados nas Sessões Ordinárias realizadas nesta semana pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. A semana também marcou o retorno do vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos, PSDB, que tinha se licenciado por 30 dias. Neste período a vaga foi ocupada pelo suplente Luiz Carlos Santos da Silva, o Didio, PSDB.

Dois projetos são do Legislativo. Um deles é o Anteprojeto de Decreto Legislativo, da Comissão de Finanças e Orçamentos, que “Não Acolhe” o Parecer prévio do Tribunal de Contas sobre as contas do executivo do exercício de 1.999. Em votação secreta o anteprojeto foi aprovado por 9 votos favoráveis e um contrário. Por unanimidade foi aprovado projeto do vereador Didio, que concede o título de Vulto Emérito ao médico Valentin Zanchet. O projeto do executivo foi aprovado por unanimidade. Trata da reformulação do Plano Diretor. Ele define o Perímetro Urbano.

Através de requerimento o vereador Celmo Salvadori, PP, pediu envio de ofício ao executivo cobrando a implantação do programa municipal Sorriso Aberto, instituído por lei em maio de 2002, através de iniciativa do então vereador Sérgio Galvão. Esse programa prevê o acesso ao tratamento odontológico para melhorar a saúde bucal, de forma grátis, beneficiando a população carente com exames radiológicos, endodontia, periodontia e próteses dentárias.

O vereador Cleber Fontana, PMDB, solicitou informações do executivo sobre projeto que será executado na área de propriedade do município localizada nas margens do rio Marrecas, entre o Parque Alvorada e a rua Antonio Carneiro Neto. Ele citou que os moradores das proximidades estão preocupados com a falta de segurança existente hoje. Inclusive anexou ao requerimento um Abaixo-Assinado com 75 assinaturas.

O vereador Kidinho reivindicou a colocação de um super poste de iluminação em frente a Igreja Assembléia de Deus,  na Linha Gaúcha. Kidinho também requereu Voto de Pesar pelo falecimento do pioneiro Estevan Opolski, ocorrido no dia 30 de julho. As vereadoras Elenir de Souza Maciel, PP, e Inez de Oliveira Santos, PSDB, e o vereador Kidinho requereram Voto de Pesar pelo falecimento de Eloir Alves Rodrigues, ocorrido no dia 31 de maio deste ano.

A vereadora Elenir de Souza Maciel requereu do executivo a construção de unidades de Posto de Saúde da Família nos bairros Jardim Seminário, Miniguaçu e Luther King. Elenir ressaltou que os moradores destes bairros precisam se deslocar até os postos de saúde da Cango ou Vila Nova quando necessitam de atendimento médico e merecem o benefício.

Dois vereadores se pronunciaram sobre o assunto. O vereador Anizio Cezar Pereira, sem partido, lembrou que apresentou uma Emenda Aditiva no orçamento do município deste ano destinando R$ 300 mil para a construção de um PSF no Luther King para também atender os moradores dos bairros Miniguaçu e Seminário. O vereador Adair Machado, PSDB, também reforçou a reivindicação, enfatizando que tem lutado por melhorias no setor de saúde para estes bairros.

Através de Indicação a vereadora Elenir de Souza Maciel reivindicou que a prefeitura disponibilize um vigia para atuar no entorno do Ginásio Arrudão, principalmente no horário das 20 horas às cinco horas da manhã. Segundo ela, os moradores reclamam de perturbação de sossego naquele local no período noturno, justificando a melhoria na segurança.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será segunda-feira, dia 13, às 18 horas, quando serão debatidos e votados dois projetos do Executivo e um do Legislativo. A matéria do Legislativo é do vereador Luiz Carlos Santos da Silva, o Didio, PSDB, que propõe a criação e inclusão da disciplina de OSPB-Moral e Cívica no ensino fundamental das escolas de Francisco Beltrão. O projeto 21 do Executivo é relacionado à reformulação do Plano Diretor. Ele disciplina o uso em ocupação do solo urbano. O 59 autoriza o executivo a suplementar o orçamento de 2007 na ordem de R$ 475 mil.