LEI CRIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE RIOS

Na Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 11, na Câmara de Francisco Beltrão, foi aprovado por unanimidade Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Grohs, PSDB, criando o programa de parceria para revitalização e recuperação de rios e córregos do município. O objetivo é promover a participação de empresas nestas ações através da doação de equipamentos, obras de dragagem, recuperação da mata ciliar, contenção de erosão, limpeza, reflorestamento, orientação e incentivo aos ribeirinhos, dentre outras iniciativas.

Todo o trabalho deve ser feito em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, sem ônus para o poder público. De acordo com o vereador Paulo, a lei busca incentivar a participação de empresas, Ongs, instituições de ensino, associações e outras entidades que se preocupam com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, despertando desta forma a consciência e respeito da sociedade na manutenção de rios e córregos.

Outro projeto do Legislativo, de autoria da vereadora Elenir de Souza Maciel, PP, altera artigo de lei municipal de dezembro de 2001 que declara de Utilidade Pública a Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão. A lei não citava deficientes visuais, daí o motivo da alteração, que está sendo feita à pedido da associação. Também estavam em pauta dois projetos do Executivo, mas foram retirados de pauta para melhor estudo, à pedido do vereador Aires Tomazoni, PMDB, Líder do Governo Municipal na Câmara.

Por meio de Requerimento o vereador Valmir Dile Tonello, PMN, solicitou o envio de ofícios para as agências bancárias sugerindo a instalação de caixas eletrônicos na rodoviária.  Elenir Maciel, PP, e Paulo Grohs, PSDB, reivindicaram da secretaria de Obras e Urbanismo a execução de projeto para modernização e alargamento da rua Abdul Pholmann, que apresenta péssimas condições de tráfego, o que traz insegurança para os motoristas que trafegam no local. Ivanir Tupi Prolo, PP, pediu que seja feito convite para que Morgana Araujo, coordenadora da Coohabel, Cooperativa Habitacional Beltronense, participe de uma sessão da Câmara para prestar informações sobre os loteamentos implantados pela cooperativa.

O vereador Roberson Artifon Fiera, PT, apresentou Indicação solicitando da administração municipal asfaltamento da rua Indianápolis, no bairro Jardim Virgínia onde, segundo ele, a situação atual da rua é precária. Valmir Dile Tonello, PMN, indicou que a Copel retire um poste da rede de energia elétrica  localizado na rua Santo Inácio de Loyola, em frente ao número 1063, no bairro São Miguel.