PROJETO CRIA CONSELHO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO A ENCHETES

O vereador Alfonso Bruzamarello, PTB, está elaborando um projeto que cria, através de Lei, o Conselho Municipal de Prevenção a Enchentes em Francisco Beltrão. No momento ele está se reunindo com representantes dos segmentos organizados para coletar sugestões. Um dos encontros foi com o Major Norton Alexandre Kapp, comandante do Corpo de Bombeiros no município.

De acordo com Alfonso, a meta é criar um conselho com representantes de cerca de 25 entidades, dentre as quais secretarias municipais, universidades, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, órgãos estaduais, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial, CDL, Unibel e Promotorias do Meio Ambiente e da Habitação, dentre outros. Também destaca que o objetivo é ter um fórum permanente de debate técnico e científico na questão de prevenção a enchentes e alagamentos.

Para Alfonso, no momento muito se fala em ações para minimizar o problema mas, na prática, pouco tem sido feito. Explica ainda que o conselho visa ajudar o poder público, apontando as medidas que devem ser tomadas, mas também vai cobrar ações efetivas. Ele acredita que o projeto seja protocolado até o final do mês, para ser votado na Câmara no decorrer de setembro.