A semana na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão

Doadores de medula óssea não vão mais pagar a inscrição de concurso público municipal

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão o projeto de lei proposto pelo vereador Rodrigo Inhoatto(PDT) que isenta de pagar as taxas de inscrição em concursos públicos, todos aqueles que comprovarem o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medulas Ósseas (REDOME). A lei é válida para postulantes a cargos ou empregos públicos no âmbito de Francisco Beltrão. Para obter a isenção, o candidato deverá apresentar o documento oficial emitido pelo REDOME. O objetivo é fomentar a doação de medula óssea, tendo em vista que o cidadão não tem nenhum prejuízo, caso seja necessário ou tenho um receptor compatível. Em Francisco Beltrão o Hemonúcleo é o responsável pela coleta do material.

Vereador pede melhorias nas vias de acesso ao Distrito Industrial Irineu Montemezzo

O vereador Silmar Gallina(PSDB) protocolou um requerimento, que foi aprovado por todos os vereadores, pedindo melhorias nas vias de acesso, às empresas no Distrito Industrial Irineu Montemezzo. De acordo com o pedido, as vias estão em péssimas condições, além de serem estreitas, com vários buracos e desníveis. Por este local, os empresários convivem com alto fluxo de veículos e está causando diversos transtornos a população em geral, e dificultando a trafegabilidade. Agora, cabe ao prefeito municipal avaliar a situação e autorizar os reparos através da secretaria de urbanismo.

Hospital São Francisco é estabelecimento de utilidade pública

A vereadora Fran Schmitz(PSDB) atendeu uma reivindicação da Associação de Promoção e Saúde do Sudoeste e protocolou na Câmara de Vereadores, um projeto de lei, para tornar a entidade que gerencia o Hospital São Francisco em estabelecimento de utilidade pública. Com o objetivo específico de atendimento hospitalar geral e especializado, com pronto-atendimento 24 horas e unidades para atendimento de urgência e emergência, os vereadores votaram favoráveis para a matéria, que foi subscrito por todos. O Hospital Francisco também apresentou toda a documentação necessária e agora vai poder buscar alguns benefícios, como por exemplo, isenção de taxas e obtenção de recursos municipais.

Trevo do bairro São Miguel tem pouca iluminação

O vereador Léo Garcia(PSC) encaminhou através de requerimento, um pedido dos moradores, para melhorar a luminosidade do trevo de acesso aos bairros São Miguel e comunidade Santa Bárbara. A justificativa do vereador é de que, por ali, passam muitas pessoas todos os dias, além de moradores, mas também trabalhadores e estudantes do Colégio Agrícola e UTFPR. “A escuridão do local, além de ser perigoso na questão de vandalismo, também pode ser motivo para acidentes, já que a visibilidade é inexistente. Essa melhoria vai ser boa para todos”, declarou Léo.
O pedido foi aprovado por unanimidade e cabe ao Departamento de Estradas e Rodagens de Francisco Beltrão (DER) proceder a melhoria, tendo em vista, que se trata de uma rodovia estadual.