Diretora da Cohabel entrega escritura simbólica aos cooperados do loteamento Alto da Conquista

No plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão aconteceu na última segunda-feira, 28, a entrega simbólica das escrituras para os moradores do Loteamento Alto da Conquista, no bairro Água Branca, através da Cooperativa Habitacional Beltronense(Cohabel). Ao todo foram nove anos aguardando a regularização do terreno, mas agora, os 292 cooperados estão com as declarações para as escrituras liberadas.

O anúncio foi feito pela presidente da Cohabel, Morgana Araújo, que discursou emocionada diante dos vereadores, cooperados e diretores da cooperativa. Ela afirmou que nos últimos três anos, a diretoria se dedicou para a liberação da documentação, que agora chegou a um final feliz para todos. “Agora pedimos que os cooperados nos procurem o quanto antes. Nós forneceremos uma declaração, e mediante esse documento, o cooperado tem 30 dias para fazer a escritura no cartório de imóveis. Importante ressaltar que, conforme o estatuto do loteamento, o prazo regular seria de 180 dias. Mas a gente pede que as pessoas façam as escrituras o quanto antes porque a cooperativa está em situação de extinção”, explicou Morgana.

Para encaminhar as escrituras, é necessário que o cooperado compareça na Cohabel para buscar as declarações do terreno, e por isso, é obrigatório apresentação do comprovante de pagamento da última chamada de capital. A tesoureira da Cohabel, Pamela Castanha Inhoatto avisa que será cobrada uma taxa de R$ 490,00 para cada cooperado, pela declaração, e pode ser parcelado num prazo máximo de 180 dias. Ela garantiu que essa será a última despesa e esse dinheiro serve para cobrir os custos com o Loteamento da Água Branca.

O terreno está 100% regularizado junto aos poderes Executivo, Legislativo e ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Morgana justificou que o atraso na entrega da documentação se deu pela ingerência de antigos responsáveis pela entidade, mas que agora tudo está resolvido. “O cooperado vai fazer a escritura e depois poderá fazer o registro do imóvel”, disse.

Entretanto, para não gerar filas,  a direção da Cohabel solicita que faça o agendamento da retirada das declarações pelo telefone (46) 3524-1361 ou diretamente na entidade que está localizada próximo da rodoviária.