Teste da linguinha será obrigatório para os recém-nascidos em Francisco Beltrão

Preocupada com os recém-nascidos, a vereadora Fran Schmitz(PSDB) apresentou um projeto de lei que regulamenta a obrigatoriedade do “Teste da Linguinha” em todos os bebês que forem nascidos em Francisco Beltrão.

A realização do teste da linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois através desse exame poderá se detectar eventuais problemas de fala, como a “língua presa”.

O exame consiste em verificar se existe alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua a base da boca. Caso seja detectada a “língua presa”, um pequeno corte na membrana é realizado.

Quanto mais tarde for detectada a língua presa, mais complicada fica a recuperação (principalmente quando já é adulto), pois a pessoa já sofreu enormes prejuízos no desenvolvimento da fala ao longo dos anos, além de o corpo já ter se formado.

Como o bebê ainda não tem o corpo formado, uma correção na boca ainda nos primeiros dias de vida, será absorvida naturalmente.

Por isso, em cumprimento a uma lei federal, a vereadora Fran Schmitz(PSDB) apresentou a efetivação da lei para Francisco Beltrão. O projeto foi bem aceito por todos os vereadores que votaram favoráveis à realização do teste. De acordo com o texto, a partir da homologação do prefeito Cleber Fontana(PSDB) será obrigatório a realização do “teste da linguinha” em todas as crianças que forem nascidas em hospitais e maternidades de Francisco Beltrão.